Uma mulher foi a primeira historiadora das Cruzadas



#PraCegoVer Um mosaico bizantino com o rosto da princesa Ana Comnena
Sabe quem contou primeiro a história das Cruzadas?
Foi uma mulher!!!
Ana Comnena é considerada a primeira historiadora da Primeira Cruzada. Ela era filha do imperador bizantino Aleixo. Sendo de origem nobre, Ana Comnena recebeu uma invejável educação. Leu Homero, Platão, Aristóteles, estudou matemática, teologia e medicina, coisa muito rara para uma mulher naquela época. O relato da princesa revela que a Cruzada não se tratava de um exército marchando com homens inteiramente armados liderados por um comandante. Ao contrário, a princesa caracteriza a Cruzada como uma gigantesca multidão composta de homens, mulheres e crianças. Segundo a historiadora Régine Pernoud, graças à sua história, é possível entender a Cruzada como uma grande peregrinação armada e não somente como uma guerra convencional. Um fato curioso: a jovem donzela ficou apaixonada por um dos cruzados. Vejam o que Ana Comnena escreveu nos seus relatos sobre o normando Buemundo de Tarento:
"Esse homem, a tal ponto superior, só capitulava diante de meu pai com relação à fortuna, à eloquência e outros dons da natureza. Jamais se viu anteriormente na terra dos bizantinos, homem semelhante a este, bárbaro ou grego, pois a visão dele gerava a admiração e sua fama, o temor... Era tão alto que ultrapassava em quase um côvado os maiores, era esbelto sem opulência, com os ombros largos, o peito desenvolvido, os braços vigorosos. Sua pessoa, no conjunto não era nem mirrada, nem corpulenta, mas de acordo, por assim dizer, com os cânones de Policleto; suas mãos eram fortes e estava solidamente plantado em seus pés, o pescoço e os ombros robustos”.
Somente uma donzela apaixonada faria uma descrição tão perfeita, não é mesmo?

Veja também:
Como começou a Primeira Cruzada
Estamos sendo invadidos!

Para saber mais:

Comentários

Anônimo disse…
Oi Daniel!

Eu adorei seus textos! São demais!
Seus antigos alunos estão com saudades.
Esses dias, eu li uma reportagem que falava o pq que quando a gente boceja, alguem faz a mesma coisa. Ai eu lembrei de vc...rssss!

Bjussss^^

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons