Como começou a Primeira Cruzada


#PraCegoVer O papa Urbano II em pé em púlpito convoca a primeira cruzada. Sentados ouvindo o papa estão nobres, clérigos e gente do povo.

A Primeira Cruzada foi convocada durante o Concílio de Clermont realizado entre os dias 18 e 28 de novembro de 1095.
As palavras do Papa Urbano II foram relatadas por cinco cronistas: Roberto, o monge; Baudri de Dol; Fulcher de Chartres; Guiberto de Nogent; Guilherme de Malmesbury.

O problema é que todos escreveram seus relatos alguns anos após o concílio. Assim, é possível que algumas coisas tenham sido acrescentadas ao discurso do Papa mediante os primeiros resultados da cruzada. Outro problema é que as versões dos cronistas variam de uma para outra.

Porém, é certo que as palavras do papa causaram impacto e despertaram um grande entusiasmo nos ouvintes que gritavam: “Deus o quer!”
Após o discurso de Urbano II, clérigos e guerreiros se ajoelharam diante dele pedindo permissão para participar da guerra.

O papa continuou percorrendo a Gália proferindo sermões. Incentivava todas as pessoas a tomarem “a via do Senhor”.

Porém, a maioria das pessoas que partiram para a Cruzada não tinham ouvido o discurso do Papa. Muitos eram contagiados pelos discursos de pregadores populares, como Pedro, o eremita.

Comentários

Anônimo disse…
Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons