Pra que serve a política?


Religião, futebol e política não se discutem?
Claro que sim! É possível pensar e debater sobre qualquer coisa.
Aliás, é justamente pelo fato das pessoas não serem educadas desde muito cedo ao diálogo, muita agressão existe hoje nas redes sociais. Quando faltam argumentos ao redor de ideias, as pessoas se agridem.
Então, vamos lá. Para que serve a política?
Essa parece uma pergunta difícil de responder, pois os grupos políticos (partidos, sindicatos, associações, movimentos) têm propósitos ou intenções diferentes. Então, pensando a partir da realidade atual, a política serve pra atender interesses particulares ou de um grupo específico. Sendo múltiplos esses interesses, fica difícil achar uma resposta.  

Para Aristóteles (384-322 a.C.) a política não tinha uma pluralidade de finalidades. Ela não era entendida como um espaço em disputa para dela se servir, ou seja, para atender aos fins específicos do grupo vencedor. Segundo o filósofo grego, a política procura tornar os membros de uma sociedade bons e justos. Ela é um meio para cultivar a virtude nos cidadãos, o bem viver em sociedade. Homens virtuosos pensam no bem comum e essa é a finalidade de uma comunidade política. A razão e ser das instituições políticas seria a promoção desse bem viver coletivamente. Então, a finalidade da política é promover a felicidade dos cidadãos.
De fato, temos muito a aprender com os antigos. Para Aristóteles os cargos públicos deveriam ser destinados às pessoas dotadas de virtude cívica, isto é, aquelas que mais se identificam com o bem comum, o que garantiria mais felicidade na sociedade.

Leia também: Quem inventou a política?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons