Quem inventou a Política?

Créditos da imagem: infoescola

Essa é fácil! Foram os gregos. A palavra política vem de polis, que significa cidade em grego.
Bem, podemos pensar: muitos povos viveram antes dos gregos. Eles não tinham política?
É verdade que povos anteriores se organizaram em sociedade submetidos a um poder. No entanto, é certo dizer que a política é grega de pai e mãe.

Ela é resultado da união de dois acontecimentos da história da Grécia. No século VIII a.C. os gregos inventaram com suas cidades um novo modo de viver em sociedade. E no século VI a.C. os gregos inventaram a Filosofia, um novo modo de pensar livremente e de interrogar a razão das coisas.
Para o filósofo Francis Wolff,
"Produto desse cruzamento, a política é a prática da polis que se tornou consciente de si própria (...) o livre pensamento de uma vida livre".
Embora houvesse formas de governo e relações de poder antes dos gregos, a política só surgiu quando os homens começaram a pensar que aquilo que viviam na cidade era algo que dependia deles. Os gregos criaram a política, pois  entendiam que esse era o domínio do cidadão, algo próprio deles.

Antes dos gregos as pessoas se submetiam a um poder contra o qual nada podiam fazer. Elas apenas obedeciam e não faziam política. Já com os gregos, pela primeira vez surgiu a consciência de que cabia aos cidadãos pensar, decidir e agir no domínio de tudo o que é próprio da cidade, ou seja, decidir juntos em nome da cidade para o bem dos cidadãos. Esse agir politicamente não vemos em nenhum povo anterior. Por isso, é certo dizer que os gregos criaram a política.

Para saber mais sobre a Grécia Antiga:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons