O que é Feudalismo?

Créditos da imagem: https://www.larousse.fr 
#pracegover 12 nobres e um clérigo acompanham a cerimônia de um contrato vassálicos. O vassalo ajoelhado diante do suserano lhe presta a homenagem. As mãos do vassalo estão entre as mãos do suserano.

Não dá pra passar pela Idade Média sem falar dele de feudalismo. Segundo o historiador F. L. Ganshof, Feudalismo pode ser entendido de duas maneiras: pelo aspecto social e político; e pelo aspecto jurídico.
No primeiro caso, o Feudalismo é um tipo de sociedade em que é possível verificar as seguintes características:
1. Desenvolvimento dos laços de dependência de homem para homem, no qual os guerreiros especializados ocupavam o patamar superior da hierarquia social.
2. Parcelamento máximo do direito de propriedade.
3. Hierarquia dos direitos sobre o parcelamento da terra em correspondência aos laços de dependência entre os homens.
4. Parcelamento do poder, criando em cada região instâncias autônomas.
Isso significa que as pessoas daquela época sabiam que havia uma forte dependência entre os três grupos sociais, isto é, entre nobres, servos e clérigos. A terra estava nas mãos da nobreza e da Igreja. E o acesso a ela não dependia só de guerras, mas de acordos entre os homens. E por fim, o poder não estava centralizado.
Essas são as características do Regime Feudal presentes na Europa Ocidental a partir do século X.

Porém, o feudalismo também pode ser entendido a partir do seu aspecto jurídico. Trata-se de um conjunto de instituições que criaram e regularam as obrigações de obediência e de serviço entre um homem livre (vassalo) com outro homem livre (senhor ou suserano) que lhe fornecia sustento, um feudo. Os termos representam muito bem essa relação de dependência. Vassus significa rapaz servidor, aquele que serve. E feudo significa um bem dado em troca de algo.
Esse acordo era formalizado em uma cerimônia conhecida como "contrato vassálico". Nela, senhor fornecia um benefício ao vassalo em troca de apoio militar. 

Leia também:  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons