Cândido de Voltaire


"Que é otimismo? - disse Cacambo.
Ai de mim - disse Cândido -, é a mania de afirmar que tudo está bem, quando tudo está mal" (Cândido, XIX).

Minha esposa me disse que a ironia é a melhor habilidade que tenho. Claro que ela estava sendo irônica. Eu aprecio, mas não sou bom em praticá-la. Já Votaire é um mestre. A ironia por natureza incomoda, aponta o que há de ridículo numa situação, muitas vezes ocultada pela hipocrisia disfarçada de bons modos ou bons propósitos. É um jeito inteligente de trazer à luz o que ninguém quer colocar sob a luz. Mas, infelizmente, a ironia também pode ser usada de forma perversa ou agressiva. O irônico que habita em mim caminha mais para essa ironia rasteira. Já Voltaire é um mestre.

Em "Cândido ou o otimismo", a ironia de Voltaire é divertida. Ao acompanhar os infortúnios de Cândido, Pangloss e Cunegundes e a leitura que esses personagens fazem de suas tragédias, vemos o quanto Voltaire dá alfinetadas na tradição aristotélica, na escolástica, no clero (jesuítas em especial), na ideia do "melhor dos mundos possível" de Leibniz tão amavelmente personalizado no otimismo de Pangloss e de Cândido.

Nunca me vi como um otimista. Aliás, não gosto muito dessa palavra. Sempre vi isso de ser otimista como algo meio infantil, desconectado da realidade. Claro que estou errado. Porém, sempre preferi a palavra esperança. Operar na realidade com esperança, olhando ao redor, mas também olhando para o que ainda não está presente e que, com a esperança, se quer cultivar.

Talvez, o sonhador, inconformado com a realidade, queira concretizar a esperança quando ainda não já lugar para ela no mundo.

Mas voltando ao Cândido, Voltaire questiona qualquer explicação totalizante que conforte ou forneça um sentido metafísico, sobrenatural para a existência. O faz com leveza e graça sem panfletar ódio. Dado que a dureza e os infortúnios da vida recaem sobre todos, desvalidos e nobres, no final da obra, a conclusão de Voltaire é bem pragmática:

"Deveis possuir - disse Cândido ao turco - vastas e magníficas terras.

Apenas vinte jeiras - respondeu o turco -; cultivo-as com meus filhos; o trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade" (Cândido, XXX).

Esse encontro foi transformador. Cândido não se rebelou contra seu amado mestre Pangloss, que até o último parágrafo do livro procurou demonstrar que tudo o que aconteceu a Cândido desencadeou no melhor dos mundos possível.

Sua resposta a Pangloss:

"Muito bem - disse Cândido -, mas é preciso cultivar o nosso jardim".

Nesse trágico momento em que estamos vivendo, em que o absurdo do dia seguinte é mais estarrecedor que o anterior, qual é o teu jardim? Cultivemos com esperança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons