As Meninas de Diego Velázquez

Crédito da imagem: https://www.museodelprado.es

Este quadro de 1656 é a obra-prima de Velázquez. Nele está retratado com muito naturalismo a família de Filipe IV de Espanha que reinou entre 1621-1665. Ao centro, a filha do casal real, a infanta Margarida Teresa (que não parece muito feliz) cercada por seu séquito. O título "As Meninas", provavelmente, se refere às damas de honra (Isabel de Velasco, fazendo reverência e María Agustina Sarmiento, agachada) que serviam a princesa. Em pé, à esquerda, encontra-se o próprio Velázquez observando o casal real, enquanto realiza a pintura. O Rei Filipe IV e a Rainha Mariana da Áustria aparecem refletidos no espelho no fundo da sala. E aqui se revela a genialidade de Velázquez: ele fez uma espécie de making of (cena dos bastidores) dos protagonistas pintados no grande quadro à esquerda. No entanto, não há um consenso entre os especialistas, já que não dá para saber com certeza o que Velázquez estava pintando (poderia ser o próprio quadro "As Meninas" e não o casal real). Mas é certo dizer que o pintor olha para o rei e para a rainha que estão na nossa posição de observadores do quadro.
Os anões Maria Bárbola e Nicolás de Pertusato (que tem um pé sobre o cachorro), eram os bobos da corte. Em pé, nos fundos, Marcela de Ulloa encarregada de cuidar das meninas conversa com um homem, provavelmente, o guardião das meninas.
José Nieto, primeiro chefe tapeceiro da rainha, olha tudo o que se passa dos degraus da porta.
As paredes do fundo estão decoradas com outros dois quadros: O da direita é "Apolo vencedor de Pã" de Jacob Jordaens. O quadro da esquerda é "Minerva e Aracne" de Rubens, pintores que Velázquez admirava.
As pessoas estão muito à vontade, o que pode indicar que se tratava de algo comum e não de um evento singular. Ou seja, o pintor recebia essas pessoas em seu ateliê dentro do palácio real.
Esse quadro é emblemático, uma vez que ele revela o próprio ato da composição da arte na corte espanhola, uma maneira de Velázquez valorizar sua posição e seu trabalho no século XVII.

Para saber mais sobre a História da Arte:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons