A história de Gaia


Por: Caterina Canuto Giandoso

Muitas pessoas admiram a historia grega, mas na maioria das vezes essas pessoas não sabem praticamente nada. Por exemplo: você sabe quais são os 12 deuses do Olimpo ou que existem mais de 30 deuses gregos?
Bom, se sabia, parabéns!
Mas, voltando ao assunto, vou explicar um pouquinho algumas histórias que são as ''raízes'' da mitologia grega.
Vamos começar com a deusa primordial, a rainha da terra, Gaia!
Filha de Caos, esposa de Urano e de Tártaro (não, Gaia não se casou com um molho apimentado), famosa por ser mãe de 12 titãs, 3 centímanos, 3 ciclopes e sei lá quantos gigantes (muitos filhos, né?).
Quando ela nasceu teve uma vida muito feliz cuidando de suas florestas, desertos, pradarias, montanhas, etc. Mas um dia ela começou a se sentir sozinha, entediada, sem ninguém para amar.
Então, decidiu criar um ser poderoso, alguém que tivesse controle total sobre os céus. Esse alguém foi Urano. Gaia e Urano se casaram e tiveram 3 filhos, seres de apenas 1 olho, chamados ciclopes.
Urano olhou seus filhos e pensou: Credo! Que criaturinhas feias... Vou me livrar deles.
É... Urano não era o melhor pai de todos...
Então, Urano pegou seus filhos e os jogou no tártaro (região mais profunda do mundo inferior, o inferno da mitologia grega).
Gaia ficou cheia de rancor porque amava seus filhos. Mas Gaia não falou nada a Urano e continuou com sua vida, triste e com raiva de seu marido. Pouco tempo depois, Gaia engravidou de mais 3 filhos, criaturas de 100 braços e 100 cabeças, chamados de centímanos.
Bom... Urano odiou seus novos filhos e também os jogou no tártaro.
Como naquela época não existia divórcio, Gaia continuou casada com Urano.
Após algum tempo, Gaia deu à luz 12 filhos, criaturas poderosas e lindas chamadas titãs.
Urano ficou orgulhoso de finalmente, ter filhos decentes. Mas ainda não eram perfeitos.
Quando os titãs tinham uns 10 anos Gaia falou para seus filhos: aquele que a ajudasse a matar Urano seria o rei dos titãs.
Se você pensou que ser rei de 12 súditos não era grande coisa, naquela época só existiam 22 seres vivos (tirando as plantas, é claro).
Todos os titãs morreram de medo, porque não queriam enfrentar a ira de seu poderoso pai. Mas um titã se ofereceu para ajudar. Seu nome era Cronos, o titã mais novo dentre os 12.

Gaia ficou orgulhosa de pelo menos ter 1 filho fiel a ela, mas como tinha 18 filhos, ela não tinha ideia de quem era Cronos.
Então, Cronos disse que os 4 titãs que o ajudassem, ficariam com os 4 cantos do mundo (norte, leste, oeste e sul).
Por surpresa de Gaia, 4 titãs aceitaram. Seus nomes eram, Coio, Hipérion, Crios e Jápeto (belos nomes, né?), que, mesmo com medo, aceitaram ajudar seu irmão.
E, no final, eles conseguiram! Cronos cortou o pai em milhares de pedaços e seu icor (sangue dos deuses), jorrou para todos os lados.
Quando caiu nas árvores virou belas ninfas. Quando caiu em arbustos virou belos sátiros. Quando caiu em uma concha boiando no mar virou Afrodite, deusa do amor (por isso, o quadro, "O nascimento de Vênus", que é a sua forma romana).
Como prometido, Cronos virou o rei dos titãs, salvou seus 6 irmãos do tártaro e reinou.
Gaia satisfeita com o serviço de Cronos dormiu em sossego total. E assim está até hoje, dormindo sob nossos pés em seu sono profundo...

FIM.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons