A eleição do Papa Gregório VII


Gregório VII foi papa entre os anos 1073 e 1085. Seu nome de batismo era Hildebrando (pais criativos!). Ele nasceu em Soana, uma cidade da Toscana (Itália) em 1020. Educou-se em um mosteiro na cidade de Roma e viveu como monge beneditino em Toul (Lorena).
O século XI é marcado por conflitos entre o papado e o Sacro Império Romano Germânico. Basicamente, os imperadores interferiam em questões religiosas. A coisa foi tão séria que o Papa Gregório VI foi deposto pelo Imperador Henrique III em 1047. Hildebrando acompanhou o papa no exílio e a partir de Gregório VI, ganhou a confiança dos pontífices subsequentes (Leão IX, Vitor II, Estevão IX, Nicolau II) sendo secretário, legado pontifício e até conselheiro. Ele acumulou nesse tempo grande notoriedade a tal ponto de suceder o Papa Alexandre II, escolhendo como nome Gregório VII.

A eleição de Gregório VII foi bem curiosa. Segundo os relatos de época, enquanto o corpo do Papa Alexandre II era inumado ouviam-se os gritos "Hildebrando bispo!" Havia um problema: Hildebrando nem era padre. Ele era arcediago, uma espécie de chefe dos diáconos. Apesar disso, até mesmo os clérigos que acompanhavam o funeral de Alexandre II concordavam que não havia outra pessoa igual ou superior a Hildebrando para ser o novo papa. Depois dos clérigos o aclamarem como papa, "este foi arrastado imediatamente pelo povo que dele se apoderou e [foi] entronizado contra a sua vontade" (bispo Sutri, amigo de Hildebrando). De fato, parece que Hildebrando tentou ao máximo evitar sua eleição. Diz seu cronista:
"No dia seguinte pensou para consigo mesmo a que grande perigo estava exposto e começou a preocupar-se e a entristecer; todavia, reunindo as suas forças com fé e esperança, não se lembrou de mais nada que pudesse fazer a não ser notificar a sua eleição ao rei e evitar por ele, se possível, o cargo papal que lhe tinha sido imposto".
Como Hildebrando era apenas um diácono foi ordenado padre e depois consagrado bispo para assumir o trono papal.
Seu pontificado é considerado um dos momentos mais marcantes da História da Igreja por empreender um conjunto de reformas conhecidas como Reforma Gregoriana.

Para saber mais sobre os papas:



Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons