Aristarco de Samos: O homem que colocou o Sol no centro

Créditos da imagem: https://historia-biografia.com/aristarco-de-samos/

Quem colocou o Sol no centro foi Nicolau Copérnico, é claro! Está lá no livro da escola. Ao contrário das criaturas atrasadas que viviam na Idade Média (só pra avisar, estou sendo irônico) que diziam que a Terra está no centro do Universo, Copérnico defendeu o heliocentrismo (Sol no centro).
E Aristarco de Samos? Poucos conhecem. Ele foi um astrônomo que viveu entre 310-230 a.C. Escreveu As Dimensões e as Distâncias do Sol e da Terra. Apenas com a observação, sem o auxílio de nenhum instrumento (nenhum mesmo!) ele descobriu coisas fantásticas, como:
- O Sol é uma estrela muito maior que a Terra. Não fazia sentido um astro tão grande orbitar ao redor de um muito menor que ele;
- A Terra gira ao redor do Sol que permanece imóvel;
- A Lua gira ao redor da Terra;
- A Lua é iluminada pela Sol;
- Aristarco conseguiu estimar a distância da Lua em relação a Terra;
- Ele também estimou a distância do Sol em relação a Terra.

Como ele conseguiu fazer isso?
Observando dois eventos: O eclipse lunar e os fins de tarde em que a Lua aparece no céu antes do Sol se por.
Aristarco percebeu que a Lua leva aproximadamente 1 hora para percorrer uma distância do mesmo tamanho do seu diâmetro. O eclipse da Lua ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, certo? A sombra da Terra escurece a Lua. Em um eclipse, Aristarco percebeu que a Lua ficou por volta de 2 horas na sombra da terra. Então, a largura da sombra da Terra tinha o tamanho de duas Luas. Consequentemente, Aristarco deduziu que o diâmetro da Lua é metade do diâmetro da Terra (raio).


No segundo evento ele observou a Lua no exato momento em que metade dela fica iluminada (ainda quando é dia). Assim, ele baseou seus cálculos nos ângulos formados pelas retas ligando a Lua, a Terra e o Sol no momento exato em que as retas formam um triângulo retângulo, ou seja, quando um dos ângulos mede 90 graus.
Tanto no eclipse lunar quanto no triângulo Lua, Terra e Sol, provavelmente, Aristarco usou a trigonometria para calcular a distância dos dois astros em relação à Terra. Levando em conta o diâmetro, o raio, a órbita e o tempo de percurso ele afirmou que a distância Lua-Terra é 80 x o raio da Terra. A distância Sol-Terra é 19 x a distância Lua-Terra (na verdade, não é isso). Não me atrevo a demonstrar como é esse cálculo.
Seu método foi genial, apesar dos resultados não serem nada precisos. Isso porque o ângulo entre os três astros não possui o mesmo valor que Aristarco presumiu. O mesmo vale para a razão entre os diâmetros da Terra e da Lua.

Mas isso não importa! O cara mandou bem... é gênio!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons