Cabral chegou aqui primeiro?
![]() |
Vicente Yanez Pinzón. Crédito da imagem: www.dn.pt/ |
Depois do descobrimento do Brasil, outros países tentaram provar que os portugueses não foram os primeiros a chegarem aqui. Os franceses diziam que um de seus marinheiros, Jean Cousin havia realizado uma viagem para explorar o Oceano Atlântico em 1488. Ele chegou em uma terra desconhecida na foz de um grande rio, que hoje chamamos de Amazonas. Provavelmente, tudo não passou de uma grande mentira, pois nunca foi encontrado um documento que comprovasse a tal viagem.
Mas não foram apenas os franceses que tentaram convencer o resto do mundo da descoberta do Brasil: os alemães também. Um tal de Martim Behaim teria descoberto o norte do Brasil, quando descobrira a América (antes de Colombo, é claro) e de quebra, teria atingido o extremo sul da América antes de Fernão de Magalhães. Parece piada, né? Mas muita gente acreditou nisso.
O fato é que um navegante espanhol Alonso de Hojeda, acompanhado do cartógrafo Juan de la Cosa e de Américo Vespúcio partiu da Espanha para continuar os descobrimentos de Colombo. Segundo Vespúcio, a expedição tinha alcançado terras a 5 graus de latitude sul, chegando, portanto, no atual estado do Rio Grande do Norte. Mas o próprio Alonso em um depoimento dado no ano de 1513 afirmou ter alcançado 4,5 graus de latitude norte. Assim sendo, estaria longe do litoral brasileiro. Conclusão: não dá pra afirmar nada.
Outro espanhol, Vicente Yáñez Pinzón chegou, com certeza, um pouquinho antes de Cabral em 26 de janeiro de 1500. Pinzón alcançou o atual cabo de Santo Agostinho em Pernambuco e navegou para o norte até o “mar-dulce”, o rio Amazonas. Depois contornou a costa até o cabo Orange e o rio Oiapoque.
Sabe-se também que mais um espanhol Diogo de Lepe realizou quase o mesmo itinerário que Pinzón. Porém, alguns historiadores desconfiam se ele realmente avistou a costa brasileira.
Resumindo, Pinzón chegou primeiro, mas Cabral ficou com a fama.
Comentários
Me diga: Mesmo com os maiores cartógrafos da Europa, é possível cartografar a América do Sul em tão pouco tempo? Ou será que essa cartograficação iniciou antes mesmo da descoberta oficial do Brasil?
É possível que alguém tenha chegado no Brasil antes de Pinzón? É... Mas, historiador não pode ser um chutador. A historiografia se faz a partir da interpretação documental. Especulação não cabe à História, só serve na bolsa de valores...
Há quem diga que o português Duarte Pacheco Pereira chegou no Brasil em 1498, o que é contestado por alguns historiadores (o fato é plausível, mas não dá para afirmar com certeza). O mesmo se deu com Américo Vespúcio que teria chegado por aqui em 1499. Já Pinzón nos oferece uma documentação mais confiável.
Também há quem diga que os chineses chegaram aqui em 1421!!!
Então é isso.
Enquanto a cartografia, não há problema. Os mapas eram feitops durante as viagens (os dados). Pinzon teria seguin as indicações de Colombos em suas 4 viagens à América. A diferença é que Pinzón, assim como Vespúcio navegou em direção sul.
Eu penso que esse Tal de Cabral é um grandissímo filha da mãe, pois,o que ele fez juntamente com o rei de Portugal foi na verdade uma tremenda armação.
Havia um combinado entre o papado a Espanha e Portugal a respeito dessas conquistas, e portugal não deveria ter vindo para esse lado, os marinheiros da Espanha já tinham chegado nessa região, ao saber disso o rei de portugal inventou uma viagem para as ilhas Índicas, porém o combinado entre Cabral e a coroa foi de passar primeiro pelas terras que foi descoberta pela Espanha. ao chegar aqui Cabral tomou posse e ganhou a fama de descobridor do Brasil, que mentira hein????.
Escolhi este texto porque, por muitos anos eu pensava que o nosso Brasil tinha sido descoberto por Cabral, hj ao saber que fomos enganados, portugal deveria devolver todo nosso ouro que eles levaram de nós...
E gostei tbm do tema, pois, buscando sobre quem descobriu o brasil, encontra-se vincente yanez pizon que da o ar de encontrado o Brasil aqui pelo norte, sugerido em Mosqueiro.
Já pensou, é bem empolgante.
Obrigado, e Parabéns!
Possivelmente Pizon chegou primeiro que Cabral e se o foi onde esta o problema? Duarte Pacheco esteve no Brasil antes de Pizon e de Cabral, onde esta o problema? Manter o segredo das coisas significava sucesso naquela época e ainda hoje é assim.
Portugal não roubou nada a ninguém, porque ninguém se rouba a ele próprio. Dizer que o Brasil era habitado considero uma barbaridade,os nativos apenas habitavam parte do litoral, numa ordem de 5 a 6 milhões de individuos que para a dimensão do território pode-se considerar insignificante. Aliás o Brasil não foi descoberto foi construido"inventado".