Uma proposta para um Trabalho de Campo

Dia 24 último tive a oportunidade de realizar um Trabalho de Campo com meus alunos do 9º Ano no Centro Histórico de São Paulo. Tal atividade consiste em elaborar reflexões e conclusões a partir da observação atenta dos diferentes elementos que compõem uma paisagem e de sua interação.

Este trabalho requer uma preparação minuciosa com tarefas para antes, durante e para depois da viagem ao local escolhido.
É fundamental que os alunos saibam muito bem (com antecedência) o que é um trabalho de campo e como ele é feito. Também é importante ter contato com informações básicas e visuais dos lugares que serão visitados.

Então, inicialmente, os alunos fizeram um levantamento de alguns dados históricos e de algumas curiosidades a respeito do centro histórico. Depois, eu apresentei imagens dos lugares: Praça e Catedral da Sé, Pátio do Colégio, Prédio do Banespa, Edifício Martinelli, Vale do Anhangabaú, Viadúto do Chá, Teatro Municipal, Estação Júlio Prestes e Estação da Luz.

A segunda etapa consiste em preparar um roteiro claro com todas as atividades que os alunos deverão realizar em cada lugar e preparar a caderneta de campo, onde registrarão suas observações e conclusões. As fotos produzidas devem estar articuladas com os apontamentos registrados.
Durante a viagem os alunos tiveram de:
  • Descrever a paisagem
  • Observar os diferentes tipos de pessoas que frequentavam o espaço e o que elas faziam
  • Refletir sobre os diferentes usos de cada espaço
  • Identificar situações de contraste
Depois da viagem é importante promover atividades em que os alunos compartilhem suas experiências com os colegas, ou ainda, apresentem os resultados do trabalho para um público mais amplo.

Postagens mais visitadas deste blog

O dilema de Antígona

História em debate: Anarquismo

O povo e a ralé em Hannah Arendt

O calendário da Revolução Francesa

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons