As montadoras de veículos e o aquecimento global
Já repararam que as propagandas de carros modelo adventure sempre estão em contato com a natureza? Nada de mais, afinal, o carro foi feito para gente assim, que gosta de aventura e de emoção. É o carro ideal para fugir do caos urbano e contemplar a natureza idílica em locais de difícil acesso. Isso não é estranho? Temos um carro ideal para poluir lugares que os outros carros não conseguem chegar?!?!?!
Eu não quero voltar às carroças não... Preciso do meu carrinho para chegar até a escola! Mas é bom pensar sobre as incoerências do mundo dos homens. O relatório do IPCC responsabilizou a atuação humana pelo aumento da temperatura do planeta. Então, os gases resultantes da intensa produção industrial e da queima de combustíveis dos diferentes meios de transporte fazem nosso mundo piorar cada vez mais. No entanto, ninguém é louco de desacelerar a economia em benefício do futuro do planeta. O que importa são os negócios! O que importa é o capital! O capital que tudo domina e que tudo danifica.
Por curiosidade, tentei descobrir dados sobre a fabricação de carros no Brasil. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em 2007, foram vendidos 2.444.437 veículos no país. A produção e a compra tem aumentado vertiginosamente diante das facilidades em conseguir um financiamento. E entre adquirir o grande sonho de consumo ou ajudar a preservar o planeta...
Em tempos em que a palavra do momento é sustentabilidade, eu fiquei pensando em como seria uma propaganda, uma campanha publicitária ecologicamente correta de uma grande montadora. Como passar a ideia de "preserve o planeta, compre um carro"? Alguém teria uma sugestão?
Eu não quero voltar às carroças não... Preciso do meu carrinho para chegar até a escola! Mas é bom pensar sobre as incoerências do mundo dos homens. O relatório do IPCC responsabilizou a atuação humana pelo aumento da temperatura do planeta. Então, os gases resultantes da intensa produção industrial e da queima de combustíveis dos diferentes meios de transporte fazem nosso mundo piorar cada vez mais. No entanto, ninguém é louco de desacelerar a economia em benefício do futuro do planeta. O que importa são os negócios! O que importa é o capital! O capital que tudo domina e que tudo danifica.
Por curiosidade, tentei descobrir dados sobre a fabricação de carros no Brasil. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em 2007, foram vendidos 2.444.437 veículos no país. A produção e a compra tem aumentado vertiginosamente diante das facilidades em conseguir um financiamento. E entre adquirir o grande sonho de consumo ou ajudar a preservar o planeta...
Em tempos em que a palavra do momento é sustentabilidade, eu fiquei pensando em como seria uma propaganda, uma campanha publicitária ecologicamente correta de uma grande montadora. Como passar a ideia de "preserve o planeta, compre um carro"? Alguém teria uma sugestão?
Comentários
São os combustíveis naturais (gás natural) e mecânicos (na verdade são motores, como por exemplo oeletromagnético).
O problema é que existe um custo para a preservação do planeta: O gás natural, por exemplo, é bem mais caro do que o álcool (que polui bem menos que a gasolina).
Também existem os microfiltros, que filtram moléculas poluidoras. Isso agora é obrigatório na fabricação de carros.
Acho que carros ecoesportivos têm o logo "natureza" por serem econômicos e "quase" ecologicamente corretos. Só será ecologicamente correto se o dono do veículo abastecê-lo com combustível ecologicamente correto.
Dê uma olhada no site http://www.inovacaotecnologica.com.br
Há várias matérias interessantes sobre isso. Veja uma matéria de hoje mesmo: Empresa lança biodiesel produzido a partir de algas marinhas!
Fico contente com sua visita. Suas palavras são muito pertinentes. De fato, há combustíveis não poluentes ou que poluem menos. Porém, não pensava neles. O que eu queria ressaltar é o quanto seria mirabolante para uma montadora, nas atuais condições do mercado, associar a venda de automóveis com a preservação da natureza. Elas ajudam a destruí-lo.
O fato de não se desenvolver transportes alternativos ou menos poluentes, ao meu ver não é uma questão de custo alto, até mesmo porque preservar o planeta compensaria qualquer custo, qualquer mesmo. Não se vê problemas em gastar valores exorbitantes em armas e em guerras, cujo custo é infinitamtne maior do que qualquer gasto ambiental. Ademais, qualquer inovação tecnológia é sempre cara no início. O que torna viável sua aplicação são medidas facilitadoras, um conjunto de iniciativas, que com o tempo, o dispendio inicial é reduzido.
Sabe porque não se desenvolve energias alternativas, transportes alternativos, combustíveis alternativos, motores alternativos? Por que é caro? Claro que não!!! É porque aqueles que podem promover esta mudança teriam seus interesses afetados. O problema não é o custo que isso gera, mas o dinheiro que se deixa de ganhar. O que é bom para o planeta não é bom para os capitalistas. Só isso. O que seria da indústria petrolífera (tão poderosa a ponto de provocar uma guerra no Iraque) se os meios de transportes não precisassem mais dos derivados fabricados por ela? Governo nenhum se opoem a esses interesses, até mesmo porque é das grandes corporações, dos trustes internacionais que vêm o dinheiro de suas campanhas. Outra hora a gente conversa mais.
Seu blog está bem interessante e suas análises sempre muito bem fundamentadas. Abraço.
Daniel estamos disponibilizando um banner com o link do Lata Mágica Recife, é só copiar o texto em baixo da foto que o link ficará disponivel na sua página.
Falando em link, gostariamos de linkar o seu blog no nosso espaço da lata?.
Um forte abraço dos amigos da Lata:
Willam & Odilene
Como Publicitário, esse é um dos maiores desafios que o Criativo de toda a agência tem...
Ultimamente algumas agências, sem sucesso, tem deixado o carro em enquadramentos de natureza e com selos de alguma ONG, onde parte do dinheiro da venda do carro é revertido em reflorestamento ou algo do tipo...mas algo substancial que valha a pena mencionar em qualquer propaganda...isso realmente não temos!
abs
Abraços
Atualmente, o carro ideal é aquele que fica na garagem. Mas como, se o transporte público está muito, mas muito longe de atender às necessidades da população?
Mais um nó.
É isso mesmo. Não há transporte público eficiente. Eu já nem sei por qual desculpa. Ao meu ver é bem mais do que incompetência administrativa, falta de dinheiro. É que, no Brasil, o serviço público não é para atender ao bem público, mas é para não atrapalhar o interesse privado. Deixar o carro em casa ou fazer com que as pessoas não precisem dele faz com que muita gente deixe de ganhar bilhões!!!
Um abraço, obrigado pela visita.
Conforme disse a Clarissa, não se investe em transporte público mais por interesse econômico do que por incompetência administrativa.
Não sou ecologista chato que diz "cuidado para não pisar na formiga". Gosto de pensar a natureza como uma resultado belíssimo da arquitetura divina que está aí para ser comtemplada, mas também utilizada. O problema é o excesso, a ganância, o enriquecimento ilícito, o crescimento industrial desenfreado...
Obrigado pela visita