História em Debate: Amizade

Para os gregos e os romanos antigos, a AMIZADE é o que há de mais necessário para a vida. O ambiente escolar é muito propício para a amizade. Entretanto, para que ela exista, não basta apenas convivermos com as pessoas. você está convidado a dizer o que pensa sobre este tema e a analisar o que outras pessoas já pensaram sobre isso.

“Dos que desejam o bem do outro, dizemos que são apenas benévolos se não há o mesmo sentimento da parte do outro, pois é só quando a benevolência é recíproca que dizemos que é amizade (...). É preciso que haja benevolência recíproca e que cada um queira o bem do outro sem que isso seja desconhecido a qualquer um deles”.
Aristóteles, Ética a Nicômaco.

“Só posso exortar-vos a preferir a amizade a todas as coisas humanas, pois nada é tão conforme a natureza e tão conveniente nas diversas situações, quer favoráveis, quer adversas. Como podes viver uma vida que não se apóie na benevolência de um amigo? Pode haver algo mais doce do que ter alguém com quem ouses falar de todas as coisas tal como falas contigo mesmo? Que vantagem haveria nas coisas prósperas se não houvesse quem as desfrutasse delas como tu mesmo? E não seria difícil suportar as adversas sem alguém que sofresse com elas ainda mais do que tu? (...) A vida sem amizades é nula, ao menos se as pessoas quiserem viver de alguma forma como homens livres”.
Cícero, De amicitia.

“É próprio dos amigos querer e não querer as mesmas coisas, alegrar-se e sofrer com as mesmas coisas”
São Tomás de Aquino, Suma contra os gentios.

“A amizade é apenas secundariamente um sentimento. Os sentimentos estão no eu, ao passo que a amizade está voltada para o tu e é muito mais um fazer do que um sentir (...). A amizade é uma maneira de viver, mais do que um sentimento subjetivo”.
Manuel García Morente, Ensayos.

Agora escreva o que você pensa sobre a Amizade. Você concorda com estes autores?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons