Uma proposta para um Trabalho de Campo

Dia 24 último tive a oportunidade de realizar um Trabalho de Campo com meus alunos do 9º Ano no Centro Histórico de São Paulo. Tal atividade consiste em elaborar reflexões e conclusões a partir da observação atenta dos diferentes elementos que compõem uma paisagem e de sua interação.

Este trabalho requer uma preparação minuciosa com tarefas para antes, durante e para depois da viagem ao local escolhido.
É fundamental que os alunos saibam muito bem (com antecedência) o que é um trabalho de campo e como ele é feito. Também é importante ter contato com informações básicas e visuais dos lugares que serão visitados.

Então, inicialmente, os alunos fizeram um levantamento de alguns dados históricos e de algumas curiosidades a respeito do centro histórico. Depois, eu apresentei imagens dos lugares: Praça e Catedral da Sé, Pátio do Colégio, Prédio do Banespa, Edifício Martinelli, Vale do Anhangabaú, Viadúto do Chá, Teatro Municipal, Estação Júlio Prestes e Estação da Luz.

A segunda etapa consiste em preparar um roteiro claro com todas as atividades que os alunos deverão realizar em cada lugar e preparar a caderneta de campo, onde registrarão suas observações e conclusões. As fotos produzidas devem estar articuladas com os apontamentos registrados.
Durante a viagem os alunos tiveram de:
  • Descrever a paisagem
  • Observar os diferentes tipos de pessoas que frequentavam o espaço e o que elas faziam
  • Refletir sobre os diferentes usos de cada espaço
  • Identificar situações de contraste
Depois da viagem é importante promover atividades em que os alunos compartilhem suas experiências com os colegas, ou ainda, apresentem os resultados do trabalho para um público mais amplo.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons