6 de julho de 2015

4 de julho de 1776

A Declaração de Independência dos Estados Unidos redigida em 1776 foi um grande marco para a História, pois se tornou uma espécie de modelo para a luta contra o despotismo e pelo direito de cada povo se autogovernar.
Thomas Jefferson

Nela estão estampados alguns dos ideais do liberalismo político e do iluminismo, quando por exemplo, afirma os direitos inalienáveis a vida, a liberdade, a segurança e a felicidade. Na declaração, os governantes devem ser escolhidos em vista de garantir esses direitos e, caso não o façam, serão destituídos pelo povo.
O texto relaciona uma série de violações feitas pela Inglaterra que justificariam a independência e termina declarando a independência das colônias.
"em nome e por autoridade do bom povo destas colônias, publicamos e declaramos solenemente: que estas colônias unidas são e de direito têm de ser Estados livres e independentes"
 Texto da Declaração

Há uma crítica muito interessante: Com este documento, os americanos rejeitaram o Império Britânico. E no entanto, se tornaram um país imperialista. Não seria um paradoxo? Os ideais dos fundadores dos EUA foram postos de lado na relação dos americanos com o resto do mundo.

Nenhum comentário: