Os Guerreiros de Xi'an

Quando os Guerreiros de Xi'an vieram para São Paulo, eu visitei 4 vezes a exposição na Oca do Ibirapuera. Em uma delas fui com a minha esposa (na época pretendente). Foi um lindo passeio romântico! Eu, a Fá e os alunos... Até chegarem em Sampa e ficarem diante dos meus olhos, houve uma longa história por detrás daqueles imensos guerreiros em terracota.
Qin Shi Huang foi o primeiro imperador da China. Com seu disciplinado exército e suas balistas poderosas, ele dominou outros reinos e unificou a China durante seu reinado (221-210 a.C.). Foi ele quem iniciou a construção da muralha da China. Morreu cedo (coitado), provavelmente envenenado por mercúrio. É que Qin Shi Huang buscava desesperadamente alguma forma de não morrer nunca (o cara unificou a China e não queria de jeito nenhum largar o osso). Bom, talvez o imperador foi acometido pela síndrome do "eu sou insubstituível!!!" (muita gente ainda sofre desse mal) e quis viver eternamente. Os médicos receitavam mercúrio para o imperador viver para sempre (só se for no além, né?).


Qin Shi Huang construiu um gigantesco mausoléu subterrâneo com 56 quilômetros quadrados na cidade de Xi'an. Esse imenso complexo, além da tumba imperial, serviu para abrigar seu exército em terracota. Estima-se que mais de 8000 soldados, 520 cavalos, 150 carros além de outros 150 cavalos de guerra foram enterrados com o imperador. Para construir seu mausoléu subterrâneo e confeccionar uma quantidade tão grande de estátuas em tamanho natural, muitas vidas foram sacrificadas. Centenas de artesãos foram enterrados "vivos" para que o segredo da tumba não fosse revelado. Cada um dos 8000 mil soldados possuem feições únicas, individualizadas, como se fossem reais.
O mais impressionante é que os Guerreiros de Xi'an só foram descobertos em 1974 por camponeses que viviam na região. A maior parte das estátuas continuam embaixo da terra. Dizem que a tumba do imperador ainda não foi aberta (eu duvido. É segredo do governo comunista).
Só falta dizer que com esse passeio super romântico os Guerreiros de Xi'an testemunharam o preâmbulo do nosso namoro. E essa foi a maior de todas as façanhas destes destemidos soldados!

Para saber mais sobre essa história:



Foto do sítio arqueológico transformado em museu

Comentários

Unknown disse…
Abstraindo a história real que envolveu este imperador chines, podemos sem margem de erro afirmar que ele foi a encarnação literal e o exemplo maior do EGOISMO combatido por Cristo.
Fato verídico estamos assistindo hoje com as disputas políticas nas eleições: ninguém quer largar o osso do poder..prof. Ailton.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons