Papai Noel existe?


Não! Mas já existiu!!!
Segundo o professor Evaristo Eduardo de Miranda, o personagem Papai Noel foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira. Ele nasceu em 280 na cidade de Patara (Turquia). Este santo ficou conhecido por sua bondade e generosidade. Ajudava pessoas com problemas financeiros e presenteava crianças pobres. Consta que ele socorreu muitos marinheiros vitimados por naufrágios. Por isso, São Nicolau é padroeiro das crianças e dos marinheiros. E foram os marinheiros que espalharam as histórias e os feitos de São Nicolau pela Europa. A história do velho bispo que dava presente às crianças ganhou o mundo. Mas, como São Nicolau virou Papai Noel? Nos primeiros séculos do cristianismo o bispo era considerado um pai, pois ele ao ministrar o sacramento do batismo fazia nascer novos cristãos. Então, o bispo é o Pai na fé. St. Nicklauss deu origem ao inglês Santa Claus. O nosso Papai Noel veio do termo em francês Père Noel. Já Noel é uma redução do hebraico imanu'el que significa Deus conosco.

É por isso que nas primeiras representações do Papai Noel, ele aparece levando presente às crianças com roupas de bispo, devido a São Nicolau.

ao lado, cartão postal austríaco

Para saber mais veja:

Comentários

Profeballa disse…
un abrazo de Feliz Navidad para ti y los tuyos, pàsalo en familia y disculpa que no te visite con frecuencia!.
Profeballa
http://venezuelaysuhistoria.blogspot.com
Daniel Giandoso disse…
Muito obrigado pela visita, amigo!
Anônimo disse…
Olá, Daniel! São Nicolau era muito generoso e bondoso, por isso surgiram várias lendas em torno dele. Algumas delas e curiosidades sobre ele estão aqui no artigo do HSW sobre Papai Noel: http://pessoas.hsw.uol.com.br/natal-eua17.htm
Abraços!
Daniel Giandoso disse…
Oi Clarissa!
Agradeço pela indicação. Desejo-te um ano muito feliz!
Daniel.
Jarbas disse…
Caro Daniel,

Mandei-lhe Daardos. Veja a notícia em

http://jarbas.wordpress.com/2009/01/19/premio-dardos/

Abraço,

Jarbas

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons