As termas romanas e o banho nosso de cada dia

Minha professora de Paleografia dizia que quando era estudante na França, o aluguel que ela pagava na pensão era bem maior que o cobrado das moças de outros países. A dona da pensão dizia - horrorizada - que os estudantes brasileiros tomavam banho todos os dias!!! Portanto, gastavam mais.
Sabemos que o hábito do prazeroso chuveirinho quente diário foi herdado dos índios que se banhavam muitas vezes nos rios. Imaginem a inhaca que os indígenas sentiram quando Cabral desembarcou no litoral brasileiro...
Talvez, isso seja explicado pelo fato de morarmos “num país tropical abençoado por Deus”. Já o clima lá na Europa... Então, banhar-se não parece um costume muito caro para eles.
Mas, e os banhos públicos nas termas romanas? Os romanos eram mais higiênicos que os seus sucessores?
Na verdade, os banhos faziam parte de um dos muitos prazeres públicos que os romanos jamais abriam mão. Segundo o historiador Paul Veyne, “o banho não era uma prática de higiene, e sim um prazer complexo”. As termas eram instalações grandiosas com água fria, quente, vapores, espaço para esporte e jogos. Todos podiam desfrutar, inclusive os pobres, pois se pagava bem pouco. Geralmente, os homens e as mulheres ficavam em salas separadas.
Em síntese, uma terma era um estabelecimento para o prazer. Ela representava um estilo de vida desejado por todos. As termas de Caracala eram climatizadas. As pessoas buscavam calor num espaço, cuja arquitetura, segundo Veyne, lembrava um “palácio de sonhos”. Nela qualquer pessoa podia se sentir em um ambiente real, desfrutando da boa vida. Era um espaço para encontrar pessoas, fofocar e se exibir.
Já aqui em casa, quando se fala em banho, o Francesco grita e sai correndo...

Para saber mais sobre os imperadores romanos:



Comentários

Elis Zampieri disse…
O costume herdado dos índios era o banho de rio, de água... fiquei pensando agora se não seriam os europeus os inventores da tal lavagem a seco, seria uma idéia razoável para quem convive com invernos com temperatura na casa dos zero ou abaixo. Garanto que aqui no sul essa moda pegava. hehehe!!! Abraços Daniel.
Daniel Giandoso disse…
Poxa Elis!
Alguém tem de invertar isso. Admiro tanto o Sul e quero muito conhecê-lo. Mas não suportaria viver aí. Agora faz 16º em Sampa e já não consigo me mexer...
Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons