O nariz da Esfinge

#PraTodosVerem Monumento da Esfinge com seu rosto de homem e corpo de leão deitado sobre as patas. Ao fundo está a Pirâmide de Quéfren a quem a Esfinge protege. 

O que aconteceu com o nariz da Esfinge?

Será que um grande raio rasgando os céus atingiu o coitado?
Ou então, será que ele simplesmente caiu corroído pela erosão ao longo dos séculos?
Nada disso. Existe uma hipótese de que o narizinho da Esfinge foi para o beleléu por culpa de Napoleão Bonaparte. 
É verdade que em 1798 o exército napoleônico invadiu o Egito. Sua intenção era prejudicar a Inglaterra, já que o Egito era utilizado pelos ingleses como rota comercial para o Oriente. Diz a lenda que o pobre nariz foi alvo dos canhões da artilharia napoleônica em uma das suas batalhas. No entanto, isso parece pouco provável. 

O que realmente se sabe sobre essa história é que Napoleão não levou para o Egito apenas soldados e equipamentos de guerra. Participaram da missão arqueólogos, desenhistas e outros especialistas. Assim, a expedição militar foi acompanhada por uma expedição científica desejosa em investigar, estudar e compreender aquele mundo cercado de mistérios. O resultado disse foi que os franceses fizeram a primeira grande espoliação em massa de materiais arqueológicos egípcios levando-os para a França. 

Foram soldados franceses que encontraram a Pedra de Roseta, com a qual Champollion, anos depois, decifrou os hieróglifos, tornado possível compreender de forma mais objetiva a história do Egito. Bem, na verdade, boa parte da história do Egito está escondida sob a areia...

Leia mais sobre a polêmica do narizinho arrebitado da Esfinge aqui.


Para saber mais sobre Napoleão:



Comentários

Anônimo disse…
Oi, Daniel! Muito bom este post. A gente acaba terminando por se perguntar se foi lá ruim Napoleão ter se apropriado de pequenos tesouros do antigo Egito. Complementando o seu post, o[como tudo funciona], um dos clientes aqui do grupo Digital da Edelman, tem um artigo sobre a Pedra de Roseta que eu acho que complementa o seu post: http://pessoas.hsw.uol.com.br/pedra-de-roseta.htm

Abraços,
Clarissa
Daniel Giandoso disse…
Olá Clarissa!

Agradeço muito seu comentário e sua indicação. Vou colocar o link nas postagem.
Obrigado, Daniel.
Anônimo disse…
Não me parece que esteja correcto.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-a-esfinge-de-gize-perdeu-o-nariz

Abraços

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons