Cristóvão Colombo x Américo Vespúcio

Créditos da imagem: https://apps.lib.umn.edu


"Eu sou apenas um rapaz latino-americano
sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes e vindo do interior"... (Belchior).


Se a América foi encontrada por Colombo, por que o nosso continente não se chama Columbia?
É uma grande injustiça... O fato é que os manuscrito das viagens de Colombo para no Novo Mundo não tiveram muita repercussão na Europa. Será que ele não soube fazer uma grande publicidade do seu feito? Na verdade, Colombo morreu com a convicção de que havia encontrado um novo caminho para as Índias. Jamais suspeitou que aqui fosse um continente. Então, ninguém fez questão de creditar a fantástica descoberta ao autor...

Já Américo Vespúcio alardeou as suas 4 viagens ocorridas entre 1494 e 1504 relatando-as no seu livro Quatuor Americi Vesputii Navigationes. E conta a história que Renato II, Duque de Lorena, apresentou um exemplar do livro a um grupo de intelectuais. Assim, sua obra passou a ser cada vez mais divulgada. Um desses intelectuais, Martin Waldseemüller (1470-1521), homenageou Vespúcio em um texto introdutório à Geografia de Ptolomeu (editada em 1507) dando o nome de América ao continente descoberto por Colombo. A moda pegou e todo mundo começou a utilizar este termo.
Mas, o que soa melhor: América do Sul ou Columbia do Sul?

Comentários

Carlão disse…
Só uma coisa: A América do Norte e a América do Sul são dois continentes separados, que hoje estão juntos não sei por quê. Portanto, Colombo descobriu a América do Norte, e não a do sul... Então a América do Norte deveria se chamar América e a América do Sul deveria se chamar Colômbia.
Fonte: Aula do Zé.
Daniel Giandoso disse…
Na época da formação dos continentes (zilhões de anos atrás), realmente a América do Sul estava separada da América do Norte. Porém, há bilhões de anos o Continente está unido. Aliás, quando eles se uniram nem existia homem no planeta. Como Colombo chegou por aqui há 516 anos é impossivel dizer que ele apenas descobriu parte da América. Ele descobriu o continente por inteiro (unido), mesmo sem saber.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons