Alunos sumindo

Ao participar das atribuições de aula para as escolas públicas paulistas percebe-se a cada ano um número cada vez maior de classes que deixam de existir por falta de alunos. Com esta evasão, novas salas não são abertas e os professores ficam com menos aulas. Os últimos a escolher choram de desespero!
Por que tantos alunos desistem?
Para os burocratas da secretaria de educação isso ocorre porque o professor não motiva os seus alunos, claro... E quem deveria motivar os professores?
A verdade é outra. Antes, falava-se em estudar para ter um futuro melhor! O atual sistema educacional não garante futuro pra ninguém. O que um aluno que terminou o Ensino Fundamental conquistou de fato? Está verificado que, na melhor das hipóteses, a grande maioria termina a vida escolar como um analfabeto funcional. Então, para que permancer numa escola que nada significa e pouco acrescenta?
A escola de hoje nada mais é do que uma tentativa de contenção de distúrbio civil, uma tentativa de evitar a criminalidade cada vez mais precoce cerceando jovens de futuro nem um pouco promissor num espaço fechado.

Comentários

Unknown disse…
Opa Daniel, na verdade as aulas começam somente na segunda (11). Pensei em montar um blog, no qual postamos os textos dos estudantes, e outros estudantes lêem e comentam. Aqui não há internet para os alunos na escola, mas grande parte deles tem internet em casa. Abraços
Tiago "Kalaes" disse…
Cara,

eu to por fora da realidade das escolas hoje em dia, mas será que os pais mandam crianças para a escola hoje em dia, para eles terem um alimento decente do que somente para estudar?

abs
Daniel Giandoso disse…
Bem Tiago, nem comida descente em muitas delas existe. Alíás, nem merendeira!!!
Se quiser e inteirar sobre o que anda rolando nas escolas dê uma olhada na tag desabafo de professor.
Um abraço, Daniel

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons