As origens da comemoração religiosa do Natal


O mês de dezembro possui outra atmosfera. As canções natalinas, os enfeites, as luzes dão um certo clima de paz e de harmonia. Fica evidente a alegria das crianças com os presentes e a união de amigos e familiares num ambiente de confraternização [nem sempre autêntico]. Papai Noel e o forte apelo ao consumo tomaram o lugar do sentido original da festa. Esse sentido, todos sabem que é religioso e diz respeito ao nascimento de Jesus. Isso é importante apenas para os que creem ou possuem ainda alguma forma de religiosidade cristã. Mas, quando e como começou este costume de comemorar o nascimento do menino Jesus entre os cristãos?

Os primeiros relatos apontam que já no século IV os cristãos da Terra Santa se reunião em Belém na Basílica da Natividade para celebrar este acontecimento. Sabemos também que os cristãos romanos comemoravam o Natal no dia 25 de dezembro, ainda no século IV. Mas, por que o dia 25?
Segundo o historiador André Luis Pereira, na religião romana havia a comemoração do Dia do Sol Invicto em 21 de dezembro, quando acontecia o solstício de inverno. Com o tempo esta data (25 para o Natal) foi "inventada" para combater esta festa pagã. Mas não é tão simples. O cristianismo precisou de um conjunto teórico para legitimá-lo. As Escrituras Sagradas e a filosofia grega desde os primeiros séculos foram as fontes utilizadas para que os pensadores da Igreja elaborassem a doutrina e a liturgia cristã. Então, as passagens do Antigo e do Novo Testamento que relacionavam a figura do Messias ao Sol ou à Luz atuaram como elemento definidor para que a comemoração do nascimento de Jesus fosse no dia 25 de dezembro, pois é no solstício que o sol passa a brilhar mais intensamente. Assim, Jesus é o sol (ou a luz) que veio para iluminar os homens.
Há também uma outra explicação: os antigos acreditavam que o mundo fora criado no equinócio da primavera (21 de março). Segundo o livro do Gênesis, Deus criou o sol no quarto dia. Por isso, os primeiros cristãos validaram o dia 25 de março (4 dias depois) como o dia em que o "sol", isto é , Jesus, se encarnou na Virgem Maria, e nove meses depois, nasceu. Este é o motivo de se comemorar 25 de dezembro como o dia do nascimento de Jesus.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons