De onde vem o nome Brasil?

Ah... Essa é fácil! Brasil vem de Pau-Brasil, a árvore que os portugueses encontraram nos primeiros anos da colonização. E assim, deram nome a esta terra de Brasil, certo? ERRADO. A história é bem mais interessante. Olhe bem para o mapa abaixo.

No canto superior esquerdo, há uma ilha próxima da Irlanda destacada por um quadrado. Esta é a Ilha Brasil!!! Calma... a ilha não existe, mas desde a Idade Média muitos acreditavam na sua existência. A palavra Brasil é de origem céltica: breas e ail, que significa “nobre” ou “bem-aventurado”.
Este nobre seria Bresal, filho do primeiro rei cristão de Thormond. Mais tarde ele foi considerado santo, São Brecan. Bresal ou S. Brecan partiu em missão para as ilhas de Aran entre os anos 480-500.
A população da região acreditava na existência de uma “ilha afortunada” que a cada sete anos surgia e desaparecia entre nevoeiros. Esta crença pegou e posteriormente, muitos denominaram esta ilha como Ilha Brasil, por causa do santo.
Os europeus, diante da natureza exuberante da nova terra encontrada, logo a identificaram à ilha, que na verdade, era uma espécie de paraíso terrestre. E é por isso que o Brasil se chama Brasil.

Comentários

Anônimo disse…
Olá Caro Carbono 14,
REalmente essa é uma história inédita linda por mim.
Gostaria de saber a fonte, mais os fatos correspondem ou se encaixam, gostaria de saber a fonte, gostei do blog, em breve estarei inaugurando o meu. http://heuristico.zip.net
meu email é afonso.cleber@gmail.com
Daniel Giandoso disse…
Oi Cleber!

Minha fonte foi um Catálogo da exposição "Tesouro dos Mapas" que houve aqui em SP há alguns anos. Era sobre os mapas da Coleção Cid (do Banco Santos), antes dele ter sido processado.

Obrigado pela visita!
Anônimo disse…
De onde vem o nome Brasil?
veio de uma ilha chamada brasil mais so que essa ilha nao existia, Mais como os portugueses sabiam dessa ilha deram nome de brasil................
Anônimo disse…
Na verdade, o nome Brasil vem do nome FRANCES (BRASE) que significa BRASA.
ESTE NOME FOI DADO POR UM DIEPPOIS, Cidade da NORMANDIA (Dieppe)
Brésil - Brasil

Minha fonte vem d euma exposiçao no castelo de Dieppe, onde existem registros neste assunto
Unknown disse…
O nome da ilha é Hy-Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons