Pedro, o eremita e seu burrinho


#PraCegoVer Pedro, o eremita está diante de vários soldados que estão partirndo para a cruzada.

Pedro, o eremita, foi o mais famoso pregador popular das Cruzadas. Ele era respeitado tanto pelos nobres quanto pelos camponeses, sendo considerado um homem de Deus.

Magro, de baixa estatura e roupas simples, Pedro com seu burrinho (dizem que era difícil saber qual era o Pedro e qual era o burro), percorria os vilarejos pregando o arrependimento dos pecados, a prática de boas obras e a partida dos cristãos para Jerusalém. Em todo lugar em que ele passava multidões se reunião ao seu redor para ouvi-lo. Sua simplicidade e eloquência comoviam a todos. Muitos deixavam tudo e o seguiam em direção à Terra Santa.

A Cruzada popular chegou em Constantinopla antes dos exércitos dos barões. Diante da falta de alimentos e de muitas dificuldades, Pedro perdia a sua autoridade e muitos peregrinos praticavam saques na cidade.
O forte desejo de chegar logo a Jerusalém fez com que os cruzados de Pedro se precipitassem em suas ações. Ao invés de permanecerem em Constantinopla esperando os barões, eles partiram para Nicéia sem estar preparados. O sultão Kilidj Arslan conseguiu derrotá-los com facilidade. Dos 40 mil homens de Pedro, sobraram apenas 2 mil peregrinos. Assim acabou a cruzada popular de Pedro.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons