Bloqueio Continental - "Quero conquistar o mar com o poder da terra"

#pratodoslerem Pintura de Napoleão Bonaparte sentado em uma cadeira. Ele não parece nada contente.

Crédito da imagem: https://www.history.com/news/napoleon-bonaparte-downfall-reasons-personality-traits

Essas palavras de Napoleão Bonaparte revelam muito bem suas intenções quando impôs à toda Europa o Bloqueio Continental.

Os franceses acreditavam que a derrota inglesa seria inevitável atacando sua economia. A industrialização da Inglaterra dependia de matérias-primas e de mercados consumidores para a sua manutenção e crescimento. Isolar a Ilhas Britânicas impedindo-as de fazer comércio com o resto do continente europeu conduziria a economia inglesa à destruição.

Com o decreto de Berlim de 21 de novembro de 1806, Napoleão instituiu o Bloqueio Continental. O curioso é que essa tática para atacar a economia do país rival foi usada pela própria Inglaterra contra os franceses de forma bem mais atenuada. Foi por isso que Napoleão justificava no decreto:

"Considero que esse abuso monstruoso do direito de bloqueio só tem por objetivo impedir as comunicações entres os povos e construir o comércio e a indústria da Inglaterra sob a ruína do comércio da indústria do continente, e que é direito natural opor ao inimigo as armas das quais ele se serve, resolvemos aplicar à Inglaterra os métodos que ela consagrou na sua legislação marítima e decretamos, consequentemente: Artigo 1º - As Ilhas Britânicas estão em estado de bloqueio."

Nenhum produto inglês poderia entrar no continente europeu. O decreto, dentre outras determinações, previa que qualquer inglês em solo ocupado pela França seria considerado prisioneiro de guerra.

Vemos que Napoleão, por não dispor de uma frota suficientemente potente para atacar a Inglaterra, não fez um bloqueio marítimo, mas tentou fazer um bloqueio terrestre nos principais portos do continente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons