Louis Braille e o mundo na ponta dos dedos


Graças a um jovem francês que viveu no século XIX, todo deficiente visual pode ter o mundo inteiro na ponta dos seus dedos.
Louis Braille nasceu em 4 de janeiro de 1809 em Coupvray, uma pequena cidade a 40 quilômetros de Paris. Ele não era cego. Um dia, com apenas 3 aninhos, perdeu a visão de um dos olhos ao se ferir em um grave acidente quando brincava com ferramentas na oficina de seu pai que era um construtor de selas para cavalos. As sequelas desse ferimento atingiram o outro olho. Gradualmente, o pequeno Braille foi perdendo a visão e ficou completamente cego aos 5 anos.
Quem poderia pensar que esta tragédia familiar resultaria em um grande bem para a humanidade?

Casa onde Louis Braille nasceu

Apesar do ocorrido, os pais de Braille tinham muita consciência de que seu filho deveria estudar e receber uma boa educação, mesmo sendo um deficiente visual. Aos 6 anos ele começou os estudos em uma escola na sua própria cidade. Claro que ele necessitava de um ensino mais especializado. Então, com a ajuda de um padre, seus pais conseguiram uma bolsa de estudos no Instituto Real de Jovens Cegos em Paris. Nessa época, os cegos aprendiam ler letras normais em relevo. Ele foi viver na cidade grande com 10 anos de idade. Não demorou muito para Braille se destacar nos estudos, sendo um excelente aluno.
Em 1819 Charles Barbier, um ex-capitão do exército francês, muito interessado em desenvolver um sistema de escrita rápida e secreta, apresentou no Instituto Real uma invenção que permitia, segundo ele, escrever no escuro. Por isso, ele precisava de cegos para testá-la. Basicamente, Barbier criou sinais com pontos para os principais sons da língua francesa e passou a chamá-lo de sistema sonográfico.

Sistema sonográfico de Charles Barbier

O jovem Louis Braille acompanhou toda a apresentação do Capitão Barbier e logo pensou que poderia aproveitar este princípio para desenvolver um outro sistema mais simples e adaptado aos cegos.
Assim, em 1824, antes de completar 16 anos de idade, Braille propôs um novo sistema alfabético organizado em duas linhas verticais contendo três pontos cada uma.

Sistema Braille em português

De seu primeiro encontro com Barbier até Braille apresentar seu próprio sistema, passaram-se alguns anos. Talvez, o próprio Barbier, muito seguro de sua ideia, não deu muita atenção àquilo que Louis Braille estava pensando, afinal, ele era muito jovenzinho.
Porém, quando seu sistema foi apresentado, todos perceberam a sua qualidade e o quanto a sua invenção era revolucionária. Não demorou muito para Braille se tornar professor de música no Instituto Real de Jovens Cegos em 1828. No ano seguinte, ele aprimorou seu método para permitir escrever letras e partituras musicais. Braille morreu de tuberculose no dia 6 de janeiro de 1852 com 43 anos. Em 1952 o sistema Braille se tornou universal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons