A decadência moral da Igreja no século X

Créditos da imagem: http://initiale.irht.cnrs.fr/decor/9181

O século X é conhecido com um período de forte crise no interior da Igreja. Parte dessa crise teve sua origem ainda no século IX. As invasões normandas e húngaras deixaram várias igrejas e mosteiros em ruínas, o que contribuiu para uma onda de pessimismo e de desorientação em parte do clero. Nos anos subsequentes se intensificou o processo de feudalização no interior da Igreja. Bispos se tornavam vassalos de nobres e lhes prestavam Homenagem. Além disso, bispados e mosteiros passaram a pertencer a senhores feudais. Assim, um dos fatores cruciais para compreender a decadência moral da Igreja no século X é a interferência do poder secular na Igreja. Nem o trono papal foi poupado. Neste período o papado ficou subordinado às famílias aristocráticas romanas e se transformando numa instância de poder a ser disputada entre elas. O assassinato era comum para eliminar os concorrentes ao trono pontifício.

Como não se bastasse, intensificaram-se duas práticas no interior da Igreja: a simonia e o nicolaísmo. A simonia consistia no comércio das coisas sagradas como os sacramentos, as relíquias e as funções consagradas. A origem do termo encontra-se nos Atos dos Apóstolos, onde o mago Simão tentou comprar do apóstolo Pedro o poder da transmissão do Espírito Santo pela imposição das mãos. Já o nicolaísmo consistia na desordem dos costumes, isto é, clérigos viviam como leigos, portavam armas e desrespeitavam o celibato. Ao que tudo indica, o termo é similar aos nicolaítas, seita citada por João no livro do Apocalipse.

Este parecia ser um quadro catastrófico e irremediável. No entanto, o século XI ficou conhecido como um período de reforma no interior da Igreja. Papas vindos de comunidades monásticas fizeram um grande esforço para moralizar o clero e separar o poder espiritual do poder temporal. O papa Gregório VII foi o grande protagonista desta reforma.

Leia também: A eleição do Papa Gregório VII

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons