Homem do livro responde sobre o significado da suástica

Cerâmica de Samarra (Mesopotâmia) 5000-4000 a.C.

Carolina de Uriçanga pergunta:
O que significa a suástica nazista?

Homem do Livro responde:
Após exaustiva investigação, percorrendo os 4 cantos da terra, observando as 4 fases da lua, planando nos 4 ventos do mundo, combinando os 4 elementos da natureza e, finalmente, navegando nos 4 rios do Éden, descobri que a suástica é composta por duas hastes cruzadas (cada haste com 4 partes).
Meus cálculos matemáticos revelaram que 4 x 4 = 16, a totalidade da revelação ou criação material (viram que tem 4 em tudo?)

Após esta pequena introdução, devo lhe dizer que os nazistas não inventaram a suástica. É uma representação presente em muitos povos (dos 4 cantos da terra).

Ela indica um movimento de rotação ao redor de um centro e representa um movimento de criação e da força do universo. Significa uma ação, um ciclo perpétuo e uma regeneração que acompanha representações de salvadores da humanidade.

Penso que aqui entram os nazistas. A suástica como símbolo do nazismo é ideal porque representa esta dinâmica contínua que o poder nazista julgava capaz de fazer. A regeneração moral de todo o mundo material seria concretizada com a instalação do III Reich.

A suástica sempre teve um sentido positivo em diferentes civilizações. Porém, depois de Hitler chefiar toda aquela catástrofe fica difícil restabelecer o símbolo original da suástica, já que não há como dissociá-la do mal que o nazismo promoveu.

Comentários

SNK disse…
Ótimo artigo, Daniel! Lembrei-me de G.K. Chesterton que dizia que somente o cristianismo pussui um símbolo que não dá a ideia de recorrência; e que ao contrário das religiões orientais (como o budismo, p.ex.), que tem símbolos circulares, a Cruz se infinitamente aos quatro cantos sem jamais se romper ou perder a força.
Diziam ele também que a suástica pode ser vista como o "desejo" de transformar a Cruz num "círculo" (ideia muito interessante e instigante). Bom, ele fala isso de modos muito superiores ao que tentei expor aqui, mas de toda forma é interessantíssimo!
Abraço
Caique Cardoso disse…
Não sei não Daniel. Acho que nada mais é do que a imagem de 4 hélices representando um ventilador, que é reconhecidamente a forma rápida e prática de se espalhar merda pelo mundo. Quer um logotipo melhor para o Nazismo?

Abraço e parabéns pelo blog!

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons