Garoto Gorfadinha em: Meu pai adora pizza de bacon

Créditos da imagem: https://www.thespruceeats.com/bacon-pizza-482053

Oi pessoal! Estou em uma missão muito importante. Quero fazer uma grande surpresa para o meu pai. Vou investigar tudo sobre a origem da pizza que ele mais ama. Para isso, estou aqui na Inglaterra em pleno reinado de Vossa Majestade Jaime I. Mas vocês podem me dizer:
- Ué, mas pizza não tem mais a ver com a Itália?
E eu respondo:
- ...
Bom, deixa pra lá. Nosso entrevistado acabou de chegar.
Garoto Gorfadinha - Senhor Bacon, como o senhor se sente em ser responsável pela alegria de milhares de pessoas nos jantares de sábado ou de domingo?
Francis Bacon - Bem, ficaria muito feliz se minhas ideias fossem discutidas pelas pessoas durante seus jantares, ainda mais, nos jantares especiais de fins de semana. Porém, presumo que isso não ocorra.
Garoto Gorfadinha - Que isso, não seja tão modesto... É claro que bacon não chega a ser uma unanimidade, né. Mas é inegável que bacon combina muito bem com qualquer outra coisa! Na medida certa é muito bom!
Francis Bacon - Devo discordar de sua preciosa observação, ainda que a observação em meu método científico seja fundamental. Minhas ideais não combinam muito bem com as anteriores. Aliás, elas são muito originais!
Garoto Gorfadinha - Ah, então o senhor está me dizendo que tem todo um método de preparo? Poderia me falar mais sobre isso? Meu pai vai adorar!
Francis Bacon - O seu pai é cientista?
Garoto Gorfadinha - Sim! Ele adora investigar coisas.
Francis Bacon - Pois bem! Direi com muito gosto minhas principais ideias. Basicamente, procurei desenvolver um método para pensar e conhecer melhor as coisas. Percebi que grande parte do conhecimento produzido pelas pessoas estava mais relacionado a seus ídolos.
Garoto Gorfadinha - Não sou muito chegado em ídolos. Esse mundo de celebridades não me atrai.
Francis Bacon - Ídolos foi como chamei os pensamentos baseados em ideias preconcebidas, em crenças, em questões pessoais, em preconceitos, em suposições. O problema é que muitas dessas ideias são falsas, do ponto de vista científico. E elas são tomadas como base para a construção de novos conhecimentos. O que propus foi um método científico baseado na observação de experimentos.
Garoto Gorfadinha - Confesso que estou um pouco confuso. Não pensava que bacon fosse tão complicado. Precisa mesmo de experiências em laboratório?
Francis Bacon - Calma rapaz! Não se trata de complicação, mas de rigor científico. Acredito que não se deve estudar a natureza com sentenças filosóficas, mas com experimentos científicos que resolvam problemas concretos e práticos. Quando uma experiência, após ser testada muitas vezes, consegue resolver um problema ou compreender a razão de um fenômeno, formulamos uma lei geral. Isso sim é ciência, meu garoto. Isso é ciência!
Garoto Gorfadinha - Espere!!! não vá embora, senhor Bacon! Puxa vida, ele não me disse nada sobre a massa e nem sobre o molho...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons