Aprendendo na Pinacoteca

Visitar um museu pode ser algo prazeroso ou pavoroso! Quantas vezes eu vi em museus pessoas cansadas, com cara de desespero, olhando e não vendo nada, morrendo de dores nas pernas...
Quantas vezes eu vi monitores falando para grupos de adolescentes que tem "olhos mas não veem; ouvidos mas não ouvem"...
Quantas vezes eu ouvi grupos de alunos com perguntas inteligentíssimas sobre as obras de arte, como: "Falta muito?" "Já vamos embora?" "Quando vamos comer?"
Não se pode ver tudo em um museu. A visita deve ser preparada com objetivos muito claros e precisos. É melhor os alunos realizarem uma atividade de investigação a partir de um roteiro estabelecido pelo professor.


Não se trata de ficar falando muito aos alunos. Conhecer os artistas, as obras ou a história e a importância do museu são questões importantes, mas que podem ser trabalhadas e debatidas com os alunos antes da visita na própria escola. No dia da visita é melhor o professor fazer breves e poucas intervenções deixando os alunos atuarem com autonomia a partir do roteiro proposto. Isso torna a visita mais produtiva e instigante, à medida que o aluno produz conhecimento através de sua própria observação, ao invés de ficar anotando o que ouve (quando ouve). Os resultados são surpreendentes e estimulantes! 

 Eis um exemplo:

Antônio Parreiras (1869-1937) - Fim de romance (1912)

"Ligando o título da obra à imagem, (...) creio que o caboclo tenha se suicidado com o "fim do romance", um amor que para ele valia mais do que a própria vida. Percebo também que o cavalo, seu fiel companheiro, não o deixa (...) ele tenta "acordar" o dono morto, caído na estradinha de areia (...) Posso observar nos olhos do cavalo sofrimento, angústia, decepção e a perda irreparável de seu amigo caboclo".
Viviane Rosário dos Santos Cardoso - Senac Jabaquara.

Comentários

Olá! Sabe que tenho um carinho todo especial pela Pinacoteca? Sempre que posso, apareço por lá. Muito bom esse texto. Daniel, obrigada pela visita e palavras de incentivo pelo niver do meu blog. É realmente muito prazeroso fazê-lo. Apareça sempre que quiser.
Abraço
Anônimo disse…
Daniel, ano que vem pretendo levar meus alunos à Pinacoteca. Você tem alguma idéia ou proposta de trabalho que posso desenvolver com eles? Caso tenha, se puder enviar por email como base para que eu desenvolva trabalho próprio em cima, agradeço.

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