Olimpíada de Pequim

Toda Olimpíada é apresentada como a melhor de todos os tempos... Com a de Pequim não é diferente. Particularmente, esta Olimpíada tem tudo para ser sem graça para mim. Não consigo nutrir simpatia pela China recente, pós Mao. A China Imperial sempre me encantou mais. A China atual me deixa triste. E não é uma impressão isolada. Parece que reina um mal estar geral depois de tantos protestos pelo mundo com a passagem da tocha.

Na verdade, tudo é mais complexo. A China incomoda de diferentes formas seja por questões políticas, econômicas ou sociais. Mas ela não pode ser simplesmente condenada. Afinal, não é ela o atual sonho e o paraíso dos capitalistas? Opor-se aos crimes contra os direitos humanos na China, que é algo muito louvável e correto, faz sentido se as multinacionais presentes naquele país agem sem humanidade? Que sentido há no fato dos atletas norte-americanos descerem no aeroporto de Pequim usando máscaras em forma de protesto contra a poluição se os EUA (ao lado da China) são os maiores responsáveis pela tragédia ambiental planetária?

Muito se tem falado sobre a intenção do governo chinês em utilizar a olimpíada como propaganda política. Bom, até aí nada de novo. Hitler fez o mesmo em Berlim, os americanos em Los Angeles, os russos em Moscou... Contudo, promover uma boa imagem da China para todo planeta, mais do que nunca, é essencial para um governo cada vez mais "queimado" pela opinião pública.

Na abertura dos jogos os chineses mostrarão sua história milenar. Mas o que resta na China deste passado? O que os comunistas não destruíram os capitalistas estão destruindo agora...

Comentários

Anônimo disse…
Daniel, bela postagem! Você está de parabéns! Conseguiu extrair da minha boca palavras das quais tenho vontade de expor, porém não com tanta perspicácia. Dos 24 blogues que li hoje e que tocaram neste assunto, de longe a sua postagem foi a melhor. É uma pena que a grande mídia brasileira enfatize um assunto tão irrelevante como olímpiadas, que nós já estamos carecas de saber quem irá ganhar 50% das medalhas de ouro no final, e, não mencione que no último dia 6, enquanto os japoneses de Hiroshima rezavam para as almas dos mortos do trágico ataque nuclear americano em 1945, o presidente Bush, em missão na Coréia do Sul, ameaçou mais uma vez em não tirar a Coréia do Norte da lista de países terroristas por ocasião da falta...
Anônimo disse…
de transparência da desnuclearização militar daquele país. Enquanto isso, em Hiroxima, o prefeito da cidade declarou que "deseja profundamente que o próximo presidente dos Estados Unidos torne inativo o mais poderoso arsenal nuclear do Mundo, o americano". Mais além, depois de a China enviar um recado para do ditador do Zimbábue, Robert Mungabe, de que ele não seria bem-vindo à cerimônia de abertura dos jogos olímpicos por ferir os direitos humanos, fico cá pensando: China e Estados Unidos já pensam em direitos humanos no...
Anônimo disse…
Mundo, agora só faltam fazer cumprir os direitos humanos em suas políticas internas e externas. Farinhas do mesmo saco!
Daniel Giandoso disse…
Pois é, professor.
O maior atentado terrorista da História foram as bombas atômicas sobre o Japão, não é mesmo?
Mas o Bush, fiel ao far west tipicamente americano, continua dividindo o mundo entre mocinhos e bandidos...
Roberto disse…
Olá professor Daniel,Aqui é o Roberto Professor de Educação Fisica do Imaculada de Mogi Mirim. Ótimo comentario sobre os jogos olimpicos!!! Você ja ouviu falar do livro " Senhores dos Anéis: Poder, Dinheiro...Olimpíadas Modernas dos autores Andrew Jennnings; Vyv Simson" vai muito de encontro com o que vc postou ai, é dificil de encontra, mas se vc conseguir vale a pena, li só uma vez na faculdade.
Vi tambem a reportagem na revista do colégio Imaculada sobre os blogs , estou motivado a fazer um sobre educação fisica, realmente faz a diferença no processo de ensino.
Grande Abraço de todos aqui de Mogi Mirim.
Daniel Giandoso disse…
Oi Roberto!
Que alegria encontrá-lo por aqui!
Vou tentar encontrar esse livro sim. Na verdade, essas questões envolvem muitas outras coisas que extrapolam os objetivo e interesses esportivos.
Mas, a melhor parte, é que muitos atletas ainda não estão contaminados por esses interesses.
Parabéns pela iniciativa do blog sobre Educação Física.
Depois, me passa o endereço.
Abraço, Daniel.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons