A sociedade do fone de ouvido

Trata-se de um mundo bem estranho. Nesta sociedade cada um ouve apenas o que lhe interessa, razão do fone. As pessoas ficam profundamente aborrecidas quando alguém tenta falar com elas, pois precisam tirar o fone do ouvido, ouvir novamente e responder ao que foi dito. Geralmente, respondem bem rapidamente e retornam com o fone. Somente falam com alguém quando precisam de alguma coisa que não podem resolver sozinhas. Ninguém compartilha nada... nem alegrias, nem sonhos, nem tristezas, nem angústias. Nessa sociedade os pais desconhecem os filhos (não falam com eles, que sempre estão com o fone no ouvido). Já os filhos não possuem amigos (somente virtuais). Muitos vivem à base de antidepressivos e acham normal, como chupar bala.

Na sociedade do fone de ouvido muitos já desaprenderam a conversar, perderam a prática, não estão mais acostumados. Ficam com o fone o dia todo, e alguns, precisam do fone tocando alguma coisa para conseguir dormir.

Na sociedade do fone de ouvido muitos desconhecem o silêncio tão salutar para refletir e conhecer. Todos nesta sociedade pensam saber muito, mas desconhecem a si mesmos.

Comentários

Elis Zampieri disse…
Uma geração "ensimesmada", alienada, sabem o que se passa no seu país, no mundo, no planeta, mas não conhecem o vizinho do apartamento ao lado. Livres e presos ao mesmo tempo... Preocupante.
Boa reflexão!
Unknown disse…
Olá Daniel. Não sei se sabe, mas lanei um livro sobreo ensino de História. Se tiver interesse, o valor do mesmo é R$ 8,00 mais despesas de correio simples. Se interessar, me informe seu endereço que envio o livro. Abraços.Boas férias!
Suzana Gutierrez disse…
O Daniel! Fones nos ouvidos, olhos na tela do celular e os dedos no teclado. :)

Mas, obrigada pela visita! Pois é Daniel...:) Está sendo um sonho de viagem. Bom tempo, lugares lindos, pessoas simpáticas.

Ontem estive nas criptas sob a praça de Notre Dame. Mais história!

abraçao

Suzana
http://www.gutierrez.pro.br
Fátima Campilho disse…
Boas reflexôes.
Estive conversando sobre amizade na escola onde trabalho. Destacamos a superficialidade das relações.
Que mundo é este?
Abraços.
Anônimo disse…
Antes de mais nada gostaria de lhe dar os parabéns pelo seu blog, e em segundo lugar gostaria de saber se vc se interessa em fazer parceria de link.

O meu blog se trata sobre historia universal.

qualquer coisa visite: http://palladinos.blogspot.com
Anônimo disse…
Olá Daniel, estou mudando o meu sistema de parceria e você está dentro do projeto. Agora, não farei mais parceria por link, só por banner não animado. O banner precisa ser de 120x60 pixels. Se você quer saber mais sobre como fazer um banner, acesse: http://dicasblogger.blogspot.com/search/label/Bot%C3%B5es%2FBanners. Lá tem um tutorial simples e objetivo. Um grande abraço!
Anônimo disse…
Daniel, qualquer coisa faço um banner simples para você e lhe dou de presente. Simples porque estou aprendendo a mexer no photoshop agora e estou encontrando um pouco de dificuldade. Faça o seguinte, procure uma imagem na internet que tenha a ver com o Carbono 14 e me repasse por email. Dê preferência às imagens em Domínio Público. É só ir no google imagens, procurar tipo Carbono 14 (ou em inglês) e depois de escrever o tipo de imagem que vc quer, escreva public domain, escolha a imagem, clique com o botão direito do mouse, salvar como e envie um email para mim com a imagem anexada.
Anônimo disse…
Professor Daniel eu achei muito legal seu texto !
Fala da realidade nas escolas, os professores explicam e os alunos não prestam atenção nas explicações dos professores ...
Mas também por um outro lado seria bom que deixassem os alunos ouvirem música enquanto fazem suas lições e durante as explicações não ouvirem música pois ai os alunos ficariam mais calmos ouvindo música enquanto fazem suas lições !
Anônimo disse…
Que as pessoas desconhecem a si mesmas e as outras pessoas que estão do outro lado falando com você.É muito mais fácil falar pelo telefone do que pessoalmente,no telefone você pode falar o que você quiser e nem liga para as pessoas que estão do seu lado,sem ficar com vergonha,já pessoalmente você fica mais encabulado você pensa pra falar.Por exemplo:Você uma mulher ou homem,que seja,falando no metrô!Eles falam tão alto,mais tão alto,que até se você estiver dentro de outro trem,você ouve!!!
E quando você está falando pessoalmente você,fala mais baixo para as outras pessoas que estão do seu lado não fiquem sabendo da sua vida!!!!E quando você está com o fone as pessoas que tentam falar com você,não conseguem,pois você nem liga pra o que elas estão falando,você dá mais atenção a música que você está escutando!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
R:Eu acho estranho porque, cada um só ouvi oque interresa pra ele, eles só falam com alguém quando precisa de alguma coisa que eles não podem resolver sozinhos.Nós ouvimos de tudo nessa vida e eles não podem ouvir nada.
Anônimo disse…
Professor...o texto fala sobre pessoas que não estão nem ai pro mundo..só querem saber deles mesmo...
vivem sem amigos,sem o que fazer da vida..so ficam com um fone de ouvido escutando so o que tem nele..e muito raro uma pessoa dessa prestar atenção em alguma coisa que uma tal pessoa diz...
Anônimo disse…
para min na mminha opiniao nos estamos muitos mals acustumados nao queremos mais conversar pessoalmente so queremos esta na internet ou ouvindo musicas nao respeitamos as horas para que precisamos presta atençao nas aulas ou em explicaçoes ou conversa de amigos , tem que haver horas certas para ouvir musica.
temos que respeitar as aulas e nao ouvir musica na hora das aulas.
Anônimo disse…
para min na mminha opiniao nos estamos muitos mals acustumados nao queremos mais conversar pessoalmente so queremos esta na internet ou ouvindo musicas nao respeitamos as horas para que precisamos presta atençao nas aulas ou em explicaçoes ou conversa de amigos , tem que haver horas certas para ouvir musica.
temos que respeitar as aulas e nao ouvir musica na hora das aulas.
Anônimo disse…
Que a maioria das pessoas nao vive mesmo sem um fone de ouvido e também elas nao vê que pode atrapalhar no dia-a-dia de quem se senti um inútil sem um fone de ouvido e que também afeta em ralacoes famíliares e etc..
Nao consegue entrar em contato com pessoas ao seu redor somente necessita de amigos virtuais,amigos que estao longe que nem vê.
Bom é um texto bem interessante!

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons