Mulheres modernas e o ponto cruz


Minha esposa me fez observar um coisa interessante que parece acontecer cada vez mais, embora não seja uma lei geral. O mundo ainda é dos homens. Porém, o século XX é marcado por grandes conquistas femininas, apesar de muitas mulheres ainda não serem tratadas com a dignidade que merecem.
Penso em um caso específico: a conquista das mulheres no mercado de trabalho. É bem verdade que isso ocorreu para substituir os homens que foram para guerra. Além disso, as mulheres que sempre trabalharam mais (em casa), diante das dificuldades econômicas, tiveram de sair cumprindo jornada dupla. Estas mulheres, que sempre foram mais exploradas que os homens, podem ser exemplos de vida para muita gente.
Porém, penso naquelas poucas mulheres, de número cada vez mais crescente, que estudam, se formam, escolhem sua profissão e tentam se realizar nela. Conseguem um bom emprego e até assumem cargos de direção com salários que nenhum professor vai ganhar na vida. Elas ocupam funções que antes eram restritas ao universo masculino, provando que podem fazer tudo que os homens fazem e, não raro, melhor que eles.
Até aqui nenhuma novidade. Pois bem. Algumas dessas mulheres modernas, de vida bem sucedida, sonham com a vida de mulher normal e se queixam por não conseguir ficar mais em casa cuidando dos filhos. Querem mais tempo para comprar panos, costurar, bordar, fazer roupas para bonecas...
Que coisa!!! As filhas e as netas daquelas que queimaram soutiens adoram bordado e máquina de costura, como suas tataravós no século XIX!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons