A conversão de Constantino

Veja só que intrigante. Diz a tradição que Constantino se converteu ao cristianismo após avistar nos céus da Gália uma cruz e uma inscrição que dizia: "Neste sinal, conquistai". Ele estava em luta com seu oponente Maxêncio. Constantino mandou fazer estandartes com o sinal da visão, além de pintá-lo nos escudos de seus soldados. Maxêncio foi derrotado na Ponte Mílvia, o que motivou a conversão de Constantino em 312.

Mas a sua conversão foi realmente sincera ou foi mais uma manobra política para atrair os cristãos para o seu lado? Ele foi um cristão convicto ou um oportunista?

É claro que é muito difícil saber... Constantino foi batizado no seu leito de morte em 337. Isso seria um argumento para questionar suas convicções a respeito da fé cristã. Porém, isso era muito comum nos primeiros séculos do cristianismo. Muitas pessoas adiavam o batismo para não correr o risco de cometer um grande pecado mortal e perder a vida eterna. Adiar o batismo significava, num certo sentido, não se comprometer totalmente com as palavras do Evangelho.
Também, não dá para acreditar que desde 312 Constantino tenha se aderido ao cristianismo com sincera convicção. Alguns estudos dizem que de 312 até 324 (um ano antes do Concílio de Nicéia) ocorreu uma evolução religiosa do imperador. Ele foi muito prudente em não negar de imediato o paganismo adotando fórmulas religiosas que pudessem ser aceitas tanto pelos cristãos, quanto pelos seguidores da religião romana. Também é possível dizer que Constantino, ao contrário de seus antecessores, percebeu que em meio às crises de um Império desacreditado pelos seus súditos, seria muito oportuno aproximar-se de uma instituição cujos líderes gozavam de grande prestígio e inspiravam confiança.
Então, é muito difícil avaliar as motivações interiores de Constantino em relação ao cristianismo. Porém, é bem provável que ele aceitou definitivamente uma nova fé após um lento processo de evolução religiosa, não desprezando de imediato as vantagem políticas e sociais que o acolhimento dos cristãos à vida civil do Império traria.

Para saber mais sobre o Império Romano:





Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons