Garoto Gorfadinha em: A revolta da vacina


#pracegover: charge de Oswaldo Cruz cavalgando sentado em uma seringa em guerra contra toda a população revoltada. Muito objetos são arremessados sobre ele.


Recém moradora de rua - Mataram a Jucleide!!! Os agente do seu Osvardo mataram a Jucleide!!!
Garoto Gorfadinha - O que aconteceu, minha senhora?
Recém moradora de rua - Mataram a Jucleide!!! Aquela vacina marvada do seu Osvardo matou a coitada da Jucleide!!! Esses desgraçados!!! Primeiro, tiraram nossa casa e agora tão tirando a nossa vida!!!
Garoto Gorfadinha - Que isso senhora! Vacina não mata ninguém não!
Recém moradora de rua - Mata sim! A Jucleide tomou a vacina e morreu moço! Essa gente do governo quer matar todos os pobres da cidade! Como num fica bem dar tiro na gente, eles inventaram essa vacina mardita pra matar pobre. Isso é coisa do seu Pereira e do seu Alves. Tá todo mundo revoltado! Hoje mesmo vai ter quebradeira!!!
Garoto Gorfadinha - Mas a vacina nada mais é do que um vírus enfraquecido da doença. Aí o corpo fica fortalecido e não pega o vírus de verdade!!!
Recém moradora de rua - Olha moço, disso eu não entendo não... Eu só sei que não é certo ficar colocando coisa de vaca dentro de nóis. Gente é gente, bicho é bicho. Hoje mesmo vacinaram minha filha à força. Ela tá esperando nenê moço. Se a coitada não morrer como a Jucleide a criança vai nascer com cara de bezerro!!! É isso que o povo tá dizendo!!!
Garoto Gorfadinha - A senhora sabe como é, né? O povo diz muitas coisas... Mas isso de quebradeira não é bom não! Muita gente pode se ferir ou morrer! Eu vou falar com o senhor Pereira Passos, pode deixar.
...
Senhor prefeito! Algo muito sério está prestes a acontecer! Se o senhor não agir imediatamente o Rio de Janeiro vai explodir em revolta!!!
Pereira Passos - Que isso rapaz. Há meses falam de uma tal revolta... Aqui é a Capital Federal! Aqui impera a "Ordem e o Progresso"! Aliás, de progresso eu entendo. Você viu como estamos modernizando o Rio de Janeiro? Em breve o Rio será a Paris Tropical! E sem falsa modéstia, eu me orgulho muito em ser responsável por tamanha façanha!!!
Garoto Gorfadinha - Mas seu prefeito, o povo não está gostando nada nada de tudo isso que o senhor anda fazendo; demolindo as casas das pessoas e vacinando todo mundo com violência e brutalidade, qualquer um se revolta mesmo!!!
Pereira Passos - O povo é ignorante... é incapaz de perceber os benefícios que a República pode oferecer! Eu não apenas estou modernizando e embelezando a cidade, rapaz. A exemplo de Haussmann, estamos saneando todo o espaço urbano. Isso é bom para o povo, além de melhorar a imagem da cidade no âmbito internacional. Os estrangeiros temem passar pelo Rio devido a quantidade de doenças contagiosas letais que temos por aqui. Mas o senhor Oswaldo Cruz, o maior sanitarista brasileiro, está resolvendo este grave problema. Ele tem competência e liberdade de atuação. Criticam a vacinação obrigatória contra a varíola? Pois eu lhe digo que são críticas descabidas. Facultativamente ninguém se vacina meu jovem. Estamos diante de um grave caso de saúde pública. E por isso, as medidas devem ser drásticas!
Garoto Gorfadinha - Mas por que o senhor não construiu novas moradias antes de demolir as casas das pessoas?
Pereira Passos - Nós não tiramos a casa de ninguém! Esses inúmeros cortiços no centro da cidade são ocupações irregulares! O povo nem deveria estar ali. Pois, então, arranjem um novo lugar para viver. Não temos dinheiro para construir casas para todos os pobres desta cidade...
Garoto Gorfadinha - E por que o governo não esclareceu a população sobre os benefícios da vacinação ao invés de agir com violência?
Pereira Passos - Esclarecer? Ora rapaz... infelizmente aqui não é a Europa. De que adianta fazer panfletos e distribuir ao povo se todos são analfabetos? A ignorância nada sabe, somente reconhece a força de quem fala mais alto.
Funcionário - Senhor prefeito, senhor prefeito!!! A revolta estourou!!! Viraram bondes e estão quebrando toda a cidade. Há até barricadas!!! Garoto Gorfadinha - Senhor prefeito, o Rio de Janeiro está em guerra...

Comentários

Carlão disse…
Como se vacinava nesse tempo? Não era com seringa esterilizada descartável, era??
Daniel Giandoso disse…
Não era mesmo. Veja as caricaturas no blog dos alunos. É com aquela coisa que eles vacinavam. Como? Bom eu acredito que era por raspagem, o que doía muito... era impossível acreditar que aquilo era bom.
Abçs Daniel
Anônimo disse…
Haussmann ? Eu esqueci, o que é isso!?? =PP
Anônimo disse…
Haussmann era o cara que fez aquela modernizaçao em paris.... naum era?
hsuahsaushuash =P
Daniel Giandoso disse…
Oi Larissa!
Clique no lado em Idade Contemporânea e o Haussmann aparecerá tudinho para você...
Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons