Tudo o que diz a Bíblia é história real?

O Homem do livro tem um grave problema. Ele quase nunca responde ao que é perguntado e sempre termina com uma infinidade de outras questões...

Mas vamos lá. É impossível exigir rigor histórico na narrativa do Gênesis sobre Adão e Eva. Trata-se mais de um relato que comporta diferentes tradições populares.

Em se tratando de História, nem tudo o que está na Bíblia é verdadeiro. Mas isso não é um problema, pois a Bíblia não foi escrita com a preocupação de comprovar historicamente tudo o que aconteceu no passado. Por outro lado, não podemos dizer que ela é um amontoado de fantasias. A Bíblia é uma fonte documental para os historiadores não tanto para sabermos quando ou como as coisas aconteceram, mas para verificarmos costumes, relações de poder, aspectos culturais e estruturas de pensamento dos povos antigos.

Mais então... o Gênesis relata toda a criação realizada por Deus em 6 dias. Adão e Eva são os primeiros habitantes do mundo. Eva deu à luz Caim e Abel. Caim matou Abel. E depois? Como aconteceu o povoamento do planeta? O Gênesis não responde. E por quê? Porque não é este o objetivo do texto. Na verdade, há uma lacuna, uma sucessão temporal perceptível, mas não mencinada. Após o crime de Caim, diz o texto que este teria sido assinalado por Deus - um sinal de proteção - para que Caim não fosse assassinado por outros povos. E de onde vieram estes outros povos?

Pois é. Este é um problema para nós; mas não era de modo algum para os hebreus contemporâneos à composição do texto. Esta é a questão: o sentido espiritual do texto é mais importante que qualquer intenção de comprovação histórica, ou pelo menos, de uma narrativa historicamente coerente. Assim, os primeiros capítulos do Gênesis evidenciam como a relação harmônica e direta entre os homens e Deus foi rompida (pela vontade dos homens) e quais foram as suas conseqüências. Portanto, é o sentido religioso que importa. E neste caso, o rigor científico nem deve ser considerado.

Leia também:

Quem é o Homem do Livro

Comentários

Anônimo disse…
Olá professor!!!!
Fico um tanto encucada c/ História e Religião...ñ consigo compreendê-las juntas, a História como ciência, q precisa ser comprovada e a religião como algo mítico, q fala de algo transcedental... talvez agora, lendo oq vc escreveu, eu consigar ao menos refletir sobre o assunto...
Daniel Giandoso disse…
Que bom que este texto te fez refletir. História e Religião não estão em campos opostos! Até mesmo porque todas as Religiões possuem a sua História.
Um abraço, muito obrigado por sua visita aqui no Carbono Catorze.
Prof. Daniel.
Anônimo disse…
Li o que o senhor escreveu e tentei associar Gênesis e a ciência
A terra tem cerca de 6,5 bilhoes d anos ea biblia diz que ela foi feita em 7 dias. Como quem escreveu a biblia ñ tinha conhecimento matemático para escrever em numeros decimas quis gravar o q viu(talvez visão)ou ouviu ( quem sabe do proprio Deus)escreveu 7 periodos ou 7 dias
Anônimo disse…
li o que o senhor escreveu!sou evangelica e creio na biblia.Em primeiro lugar tudo q esta na biblia é verdade.
Vitor Trentini Neto disse…
Os outros povos vieram de Adão e Eva!
quem disse que Adão e Eva tiveram apenas Caim e Abel de filhos???
O fato é que a Bíblia não é apenas um livro histórico. Aprecio a sua forma imparcial de tratar do assunto, pois isto é raro entre as pessoas que não creem em Deus.
Porém assim como todos os assuntos históricos, filosóficos, científicos, etc. deve-se estudar o conteúdo a fundo antes de comentar a respeito.

A Bíblia não é oposta à ciência, apenas a ciência comprova a veracidade da Bíblia.

Mesmo assim parabéns pelo post, mesmo com estes equívocos, achei interessante.

Se tiver interesse de ler, assim como eu tive para ler o seu, veja este artigo.

http://www.assuntospolemicosdabiblia.com/os-filhos-de-adao-e-eva-no-eden/

Abraços e, como minha forma de desejar o bem das pessoas, que Deus o abençoe.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons