Cabral chegou aqui primeiro?

Vicente Yanez Pinzón. Crédito da imagem: www.dn.pt/

Depois do descobrimento do Brasil, outros países tentaram provar que os portugueses não foram os primeiros a chegarem aqui. Os franceses diziam que um de seus marinheiros, Jean Cousin havia realizado uma viagem para explorar o Oceano Atlântico em 1488. Ele chegou em uma terra desconhecida na foz de um grande rio, que hoje chamamos de Amazonas. Provavelmente, tudo não passou de uma grande mentira, pois nunca foi encontrado um documento que comprovasse a tal viagem.
Mas não foram apenas os franceses que tentaram convencer o resto do mundo da descoberta do Brasil: os alemães também. Um tal de Martim Behaim teria descoberto o norte do Brasil, quando descobrira a América (antes de Colombo, é claro) e de quebra, teria atingido o extremo sul da América antes de Fernão de Magalhães. Parece piada, né? Mas muita gente acreditou nisso.
O fato é que um navegante espanhol Alonso de Hojeda, acompanhado do cartógrafo Juan de la Cosa e de Américo Vespúcio partiu da Espanha para continuar os descobrimentos de Colombo. Segundo Vespúcio, a expedição tinha alcançado terras a 5 graus de latitude sul, chegando, portanto, no atual estado do Rio Grande do Norte. Mas o próprio Alonso em um depoimento dado no ano de 1513 afirmou ter alcançado 4,5 graus de latitude norte. Assim sendo, estaria longe do litoral brasileiro. Conclusão: não dá pra afirmar nada.
Outro espanhol, Vicente Yáñez Pinzón chegou, com certeza, um pouquinho antes de Cabral em 26 de janeiro de 1500. Pinzón alcançou o atual cabo de Santo Agostinho em Pernambuco e navegou para o norte até o “mar-dulce”, o rio Amazonas. Depois contornou a costa até o cabo Orange e o rio Oiapoque.
Sabe-se também que mais um espanhol Diogo de Lepe realizou quase o mesmo itinerário que Pinzón. Porém, alguns historiadores desconfiam se ele realmente avistou a costa brasileira.
Resumindo, Pinzón chegou primeiro, mas Cabral ficou com a fama.

Comentários

Carlão disse…
Com certeza alguém chegou ao Brasil antes de Pinzón. Sabendo que Pinzón descobriu o Brasil em 1500 e que a cartografia de uma região tão imensa como o Brasil demoraria vários anos para ficar pronta, é difícel de entender como a cartografia desde então oficial ficou pronta em 1502.
Me diga: Mesmo com os maiores cartógrafos da Europa, é possível cartografar a América do Sul em tão pouco tempo? Ou será que essa cartograficação iniciou antes mesmo da descoberta oficial do Brasil?
Daniel Giandoso disse…
Seguinte
É possível que alguém tenha chegado no Brasil antes de Pinzón? É... Mas, historiador não pode ser um chutador. A historiografia se faz a partir da interpretação documental. Especulação não cabe à História, só serve na bolsa de valores...
Há quem diga que o português Duarte Pacheco Pereira chegou no Brasil em 1498, o que é contestado por alguns historiadores (o fato é plausível, mas não dá para afirmar com certeza). O mesmo se deu com Américo Vespúcio que teria chegado por aqui em 1499. Já Pinzón nos oferece uma documentação mais confiável.
Também há quem diga que os chineses chegaram aqui em 1421!!!
Então é isso.
Enquanto a cartografia, não há problema. Os mapas eram feitops durante as viagens (os dados). Pinzon teria seguin as indicações de Colombos em suas 4 viagens à América. A diferença é que Pinzón, assim como Vespúcio navegou em direção sul.
Anônimo disse…
eu achei todos esses pensamentos bons. O Brasil é um dos primeiros paises da América .
Anônimo disse…
O que vc pensa deste texto e por que?

Eu penso que esse Tal de Cabral é um grandissímo filha da mãe, pois,o que ele fez juntamente com o rei de Portugal foi na verdade uma tremenda armação.
Havia um combinado entre o papado a Espanha e Portugal a respeito dessas conquistas, e portugal não deveria ter vindo para esse lado, os marinheiros da Espanha já tinham chegado nessa região, ao saber disso o rei de portugal inventou uma viagem para as ilhas Índicas, porém o combinado entre Cabral e a coroa foi de passar primeiro pelas terras que foi descoberta pela Espanha. ao chegar aqui Cabral tomou posse e ganhou a fama de descobridor do Brasil, que mentira hein????.

Escolhi este texto porque, por muitos anos eu pensava que o nosso Brasil tinha sido descoberto por Cabral, hj ao saber que fomos enganados, portugal deveria devolver todo nosso ouro que eles levaram de nós...
Anônimo disse…
Se foi pedro a cabral ou nao , o que eu sei que estamos na mer ate hoje devido a estes escravagistas que com certeza irao aprodecer nos q. regassados ,, ficamos individados e hoje lamentamos ao ver o nosso ouro nas paredes de portugal
JORNAL FURRECO! disse…
Fico bem entusiamado quando penso na "Matéria História", o conteudo é super ótimo gostei muito.
E gostei tbm do tema, pois, buscando sobre quem descobriu o brasil, encontra-se vincente yanez pizon que da o ar de encontrado o Brasil aqui pelo norte, sugerido em Mosqueiro.
Já pensou, é bem empolgante.
Obrigado, e Parabéns!
Henrique RS disse…
Olha, desculpe acabar com a diversão. Mas os primeiros a chegar na América foram os asiáticos. É isso mesmo! Através do estreito de Bering, lá no extremo norte. Alguns povos desceram e chagaram até a américa latina. Isso há mais de 10 mil anos antes de qualquer Europeu pé de chinelo. O Brasil e as Américas não foram descobertas, apenas foram inventadas, tendo em vista que já existiam as terras e povos estabelecidos nela! Abraços...
Martinheira disse…
Este tema já esta muito desgastado pela ignorância que se faz notar nos debates.
Possivelmente Pizon chegou primeiro que Cabral e se o foi onde esta o problema? Duarte Pacheco esteve no Brasil antes de Pizon e de Cabral, onde esta o problema? Manter o segredo das coisas significava sucesso naquela época e ainda hoje é assim.

Portugal não roubou nada a ninguém, porque ninguém se rouba a ele próprio. Dizer que o Brasil era habitado considero uma barbaridade,os nativos apenas habitavam parte do litoral, numa ordem de 5 a 6 milhões de individuos que para a dimensão do território pode-se considerar insignificante. Aliás o Brasil não foi descoberto foi construido"inventado".
Lorena Richary disse…
Pelo amoe de Deus , como a pessoa que fez este ultimo comentario pode dizer que nosso país nao era habitado ?? Fico indignada com este tipo de pensamento ridiculo e pra soa como aversativo ! O Brasil era habitado sim, o Portuqueses nem qualquer outro povo tinha o direito de fazer o que fizeram com os indios ! Portugal foi errado sim, em ter explorado da forma que explorou, em ter retirado os recursos naturais de nosso pais da forma que tirou , nao que tenha roubado mas agil de forma imprudente mediante as suas dificuldades financeiras da época . E o que nos deixou foi apenas prejuisos, prejuisos estes que são refletidos ate hoje principalmente na cultura e vivencia dos povos indigenas , do qual foram devastados em uma sangrenta busca por lucros !! me adc no facebook Loh_doll50@hotmail.com obigada !!

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons