São Silvestre: santo corredor?

O ano esportivo se fecha com a tradicional corrida de São Silvestre. Ela foi idealizada pelo jornalista Casper Líbero em 1924. Quando criança, eu achava muito estranho uma corrida com esse nome, mas sempre me imaginava correndo nela uma dia. Pois é, teve uma época em que eu queria ser corredor... (me tornei professor: e como todo professor, corro de um lado para o outro). Depois, um pouco mais crescido, descobri que o tal Silvestre não foi corredor ou atleta. O nome da famosa corrida se explica pelo dia em que ela se realiza: 31 de dezembro, dia de São Silvestre. Isso é lógico, mas não era para uma criança que gostava mais de pensar e imaginar outras possibilidades mais encantadoras para esse nome esquisito.

Muitos anos se passaram e na faculdade descobri que São Silvestre I foi um papa muito importante entre os anos 314-335. Consta que Silvestre contribuiu para o desenvolvimento da liturgia da igreja e elaborou o 1º martirológico cristão. Mas há muitas lendas sobre a figura deste papa. Uma delas é que ele teria ressuscitado dois romanos, conforme a pintura abaixo.


Contemporâneo do imperador Constantino (306-337), em seu pontificado, os laços entre papado e império se estreitaram. A partir daí, a Igreja - até então perseguida - foi muito favorecida pelo imperador. Constantino mandou construir a antiga basílica de São Pedro, a basílica e o batistério de São João de Latrão dentre outras igrejas. Também, foi no pontificado de Silvestre que o imperador convocou o 1º Concílio Ecumênico de Niceia em 325. Isso só foi possível com a conversão de Constantino ao cristianismo em 312. Esta conversão foi sincera ou se tratou de uma manobra política? Isso veremos depois... postagem gigante assusta gente. Ninguém lê...

Leia também:
A conversão de Constantino

Para saber mais sobre o criador da Corrida de São Silvestre:

Comentários

Sindy disse…
Daniel
Quando o post é bom a gente lê até o final!!!
E adorei conhecer seu blog, história com bom humor!
Sucesso em 2008
Abçs
Sintian
http://bloguinfo.blogspot.com/
Anônimo disse…
Olá Daniel!
Parabéns pelo blog! Certamente serei uma de suas leitoras!
Um abraço
Miriam
ekalafabio disse…
Alo, Daniel.

Obrigado pela visita.Também gostei de seu blog, que están repleto de informação e ainda consegue ser divertido.

Até mais.
Anônimo disse…
DANIEL. Agora, falta começar a correr de verdade e realizar o desejo de criança correndo a São Silvestre que é parte da nossa História.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons