Dia de Reis ou Dia de Magos

Aqui em casa, temos o costume de presentear as crianças não no dia do Natal, mas na Epifania ou Dia dos Reis Magos. Afinal, foi este o momento em que o menino Jesus foi presenteado.

Acontece que esta festa comemorada pelos cristãos é um grande exemplo de como a tradição popular acaba por dar novos contornos e um novo brilho a uma celebração religiosa.

A narração do nascimento de Jesus nos Evangelhos nada fala de Reis que vieram adorar o menino. O relato é sobre magos: "Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do Rei Herodes, eis que vieram magos do Oriente a Jerusalém". Nada de Reis...
Os sermões dos Padres da Igreja nos primeiros séculos mantiveram-se fiéis a este relato. A interpretação corrente era que as nações (os pagãos) reconheceram o menino Deus na figura dos magos. Os presentes não passavam de símbolos:
ouro - a realeza de Jesus
incenso - a sua divindade
mirra - os sofrimentos da paixão de Cristo
A tradição popular medieval não apenas transformou os magos em reis, mas lhes deu nomes: Baltazar, Belchior e Gaspar.
Porém, o próprio clero atestou esta mudança e a promoveu. Os trechos do Antigo Testamento que identificam a figura do Messias à realeza - tais como "reis da terra irão adorá-lo" - deu margem para reconhecer como reis os três visitantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons