Investigando e descobrindo coisas no Museu Paulista

Este roteiro de atividade foi elaborado para turmas de 7a série da Escola Oscar Thompson. Trata-se de um excelente recurso para animar os alunos fazendo-os protagonistas da visita.


Roteiro para a atividade no Museu Paulista
1- Raposo Tavares está na minha frente, mas não olha para mim...
Quem sou eu?
[dica: eu vejo todo mundo que entra aqui]

2- Quando fiz 400 anos, muitas “lembrancinhas” foram feitas em homenagem aos bandeirantes.
Quais foram elas?
[dica: estou próximo de São Paulo]

3- São Paulo era tão diferente...
Descubra alguma informação sobre o Pátio do Colégio, lugar onde a cidade começou.
[dica: parece mágica! Coloco o dedo e tudo muda!]

4- Fogo! Fogo!
Descubra como os bombeiros combatiam os incêndios antigamente.
[dica: tudo que tem rodas anda]

5- Tem aluno que não gosta muito de escrever e diz: “Tem que copiá?”
Hoje é difícil escrever? Que nada! Descubra como se escrevia antigamente.
[dica: olha os anjos na minha esquerda!]

6- O lugar em que você está era para ser um pouco diferente. Descubra:
Quem me criou?
Qual era o meu formato original?
Por que fiquei desse jeito?
[dica: quando uma coisa muito grande fica pequena]

7- Hora de ir às compras!
Descubra o que as lojas de antigamente vendiam.
É tão bom quando a gente é criança e ganha um brinquedo novo!
Quais eram os brinquedos das crianças de antigamente?
[dica: que música legal! É bem diferente!]

8- Minha mãe vive querendo trocar os móveis de casa. Eles são novos, mas não duram nada... Estes aqui são tão velhos e resistentes.
Compare os móveis da sua casa com os móveis que as pessoas usavam antigamente. Veja as diferenças.
[dica: muitas coisas ficam escondidas nos cantos]

9- Lá na sala de casa tem uma televisão, um sofá e uma estante pequena.
Como era a sala de estar e a cozinha de uma casa de antigamente? Vejam as diferenças.
[dica: mataram a galinha!]

10- Olhe por onde pisa!
Isto se chama ladrilho hidráulico. Você sabe como é feito?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons