As Linhas de Nazca

Onde estão estas fantásticas figuras? Do que se trata?
Elas foram criadas por uma antiga civilização, a Civilização Nazca. Esse povo viveu na América do Sul há 2.500 a.C. em regiões áridas do Peru. Mesmo vivendo numa região desértica, os nazcas construíram cidades com 300 mil habitantes. Além disso, eles foram grandes agricultores. Isto só foi possível pela construção de um sofisticado sistema de galerias subterrâneas chamadas puquios que são utilizadas ainda hoje pelos camponeses.

Estas imagens foram feitas no solo e até hoje intrigam os pesquisadores. Estas linhas possuem 1cm de profundidade por 30cm de largura em média e, por isso, só podem ser vistas do alto. A perfeição das formas, sua grandeza e simetria impressionam.


Por que os nazcas realizaram essas imagens? Qual o significado delas?
Há muitas explicações, mas ainda não sabemos com toda certeza.
Há quem diga que estas figuras foram feitas por ETs!!! As linhas funcionavam como verdadeiras pistas de pouso para os discos voadores. Porém, as linhas também estão nos montes e não apenas nas planícies.
Outros dizem que as imagens representam um gigantesco calendário astronômico.
Outra explicação procura associar as linhas com rituais shamanes. Os nazcas, sob o efeito de chás de plantas alucinógenas (ayahuaskas) compunham as figuras a partir de sonhos em estado de transe.


Por fim, as linhas representariam animais e objetos sagrados para a civilização nazca.


O mais interessante é que alguns animais representados, como o macaco e o beija-flor, não são animais da região. Isso é um forte indício de que os nazcas tiveram contato com os povos amazônicos.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons