O beijo de Amor

Você sabe quando o beijo na boca passou a significar uma demonstração de Amor?
Foi na Idade Média!
Por volta do século XII, na Europa Ocidental, surgiu uma nova forma de amor nas relações entre o homem e a mulher: o amor cortês.
O amor cortês ou a cortesia se desenvolveu a partir de um modelo anterior que reforçou as relações de fidelidade entre os homens: a vassalagem. No ritual de vassalagem o vassalo prestava uma homenagem para o senhor. O que esta nova relação de amor fez foi colocar a mulher no lugar do senhor. Então, o homem, na cortesia, prestava homenagem e jurava fidelidade a sua dama amada. O ritual de vassalagem era selado com um beijo na boca entre o senhor e o vassalo. Com o amor cortês, esse beijo (agora entre um homem e uma mulher) significava o amor existente entre os dois. E assim, surgiu o beijo amoroso.
Mas antes disso não havia beijo na boca? Em Roma Antiga ninguém beijava?
Claro que sim! Mas o beijo não tinha este significado. Era uma forma de excitar prazeres.
Leia também:

Comentários

Anônimo disse…
oi Daniel, sou a Camila, do segundo colegial do seletivo do ano passado =) que legal que tem atualizado seu blog, ele é ótimo, sempre com coisas interessantes para ler =) hehe queria desejar muita sorte pra você com o mais novo filho, que tudo dê certo para você e sua família, até qualquer dia
Daniel Giandoso disse…
Oi Camila !
Fico muito contente por você ter passado por aqui. Tenho trabalhado muito e não consigo escrever no blog com freqüência...
O Bernardo está quase nascendo!
Um abraço,
Prof. Daniel
Anônimo disse…
daaaaniel!aqui é o pedro do imaculada!do 9ºB!
eu tenho uma duvida sobre a guerra do paraguai!eu axei esse trecho em um site:A situação da guerra civil uruguaia entre blancos (apoiados pela Argentina) e colorados (apoiados pelo Brasil), que se vinha arrastando desde 1850, despertou profundas preocupações no Paraguai.
e fiquei com uma duvida! como que depois argentina,uruguai e brasil acabaram se unindo?responde aqui mesmo que eu vejo!brigadao!
Daniel Giandoso disse…
Olá Pedro!
Sua perguta é excelente! Agora estou com pouco tempo (intervalo da aula)... Depois continuo a resposta.
Bom, o que importa saber é que a Guerra do Paraguai não foi o primeiro conflito na região dos países da Bacia do Prata (Arg. Uru. e Par.) e também não foi a primeira vez que o Brasil interferiu lá.

Na verdade, os 4 países sempre quiseram exercer um domínio sobre a bacia.
O Brasil sempre teve como rival o Uruguai e a Argentina neste conflito de interesses. Foi por isso que Solano Lopez não esperava que os três se unissem... isso fugiu à lógica dos anos anteriores.
Ex. Em 1851 O Brasil vai derrubar o presidente Oribe (URU) e em 1852 o presidente Rosas (ARG).
Então, antes de entendermos por que se uniram é preciso saber por que eram inimigos e o que permitiu essa união, que todos pensavam ser improvável.

Continuo... Aguenta aí...
Anônimo disse…
Daniel!eu tentei achar o motivo que eles eram inimigos,mas não consegui!daniel mais uma dúvida!
A guerra do paraguai aconteceu por causa da disputa entre os cois partidos(blaco e colorado)ou por causa da bacia do Prata!
flowss!brigadão daniel!
Daniel Giandoso disse…
Vamos lá!

Até 1828 o Uruguai pertencia ao Brasil sob o nome de Porovíncia da Cisplatina.
Uru fez uma guerra para proclamar sua independência. A Argentino apoiou a Cisplatina, mas na condição de anexá-la ao território Arg. Então Bra e Arg lutaram para comandar essa região. A Ing intermediou a paz e sugeriu a criação de um novo país na região chamado Uru.
Daniel Giandoso disse…
Continuando...

Apesar da criação do Uru, a Arg. nunca desistiu de conquistá-lo.
Para o Bra isso foi uma "tragédia". 30% das terras do Uru pertenciam a fazendeiros gaúchos, que já estavam lá na época da Província da Cisplatina. Então, eles tinham de pagar imposto para o governo Uru para pegar o gado e vender no Bra.

Em 1851 o Bra fez guerra contrao presidebte Oribe (Uru, partido blanco) e apoiou os colorados que aceitaram estabelecer trânsito livre para o gado brasileiro.
Daniel Giandoso disse…
Já a Argentina...

Passava por problemas internos. Havia duas províncias: Entre Rios e Corrientes que desejavam se separar do resto da Arg.
O Paraguai apoiava esta separação e se uniu a estas províncias pra fazer guerra contra Rosas (presidente da Arg.) Já no Uru, os blancos se aliaram com Rosas e os Colorados ficaram contra eles.

Rosas perdeu a guerra em 1852.
A situação do Paragaui com a Arg. nunca foi boa... O Paraguai pertencia a Argentina até 1911. Os hermanos nunca aceitaram esta separação

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons