A origem lendária de Roma - parte II



Após uma longa sucessão de reis em Alba Longa, a história de Roma recomeça no reinado de Numiator. Seu irmão Amúlio ambicionava o trono e tudo fez para ocupar o lugar de Numiator. E conseguiu! Mas, havia um problema. Amúlio tinha de impedir que os sucessores diretos de Numiator pudessem um dia retomar o governo de Alba Longa. Para eliminar seus possíveis concorrentes, Amúlio fez de Silvia - filha única de Numiator - uma vestal. As vestais dedicavam suas vidas aos serviços do Templo e deveriam permanecer virgens. Assim, Numiator jamais teria um descendente homem.

Entretanto, o deus Marte, compadecido pela triste sorte da bela Silvia, a engravidou. Silvia deu à luz gêmeos: Rômulo e Remo. Agora a história começa a ficar mais familiar, não é mesmo?
Ao saber do nascimento dos bebês, Amúlio os sequestrou e lançou as crianças no Rio Tibre dentro de um cesto.
Uma loba encontrou o cesto em uma das curvas do rio e amamentou os meninos. Rômulo e Remo não se transformaram em dois meninos lobos... Na verdade, um pastor da região cuidou deles até a vida adulta.

Quando cresceram Rômulo e Remo voltaram para Alba Longa, destronaram o tio usurpador e entregaram a coroa novamente para o avô Numiator. Porém, eles preferiram viver na região onde foram criados quando crianças. Lá, criaram um asylum para acolher as pessoas que passavam pela região. E, finalmente, fundam a cidade de Roma!

Leia também: A conversão de Constantino

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons