A Escravidão na Grécia Antiga



Quando falamos de escravidão vem a nossa mente os negros sendo maltratados nas senzalas. A escravidão moderna, quando não vitimou milhares de africanos, condenou-os a uma vida indigna e terrível. Essa cruel realidade contamina o nosso olhar quando nos voltamos para as civilizações antigas, podendo causar uma certa confusão.
Na Antiguidade, a escravidão ocorria por dois motivos principais: tornava-se escravo por dívidas contraídas e não honradas (cuidado com o Serasa e SPC) ou pela derrota em uma guerra. Assim, a etnia ou posição social não eram fatores decisivos para a escravidão.

A escravidão para os gregos era uma coisa evidente e ninguém questionava a sua necessidade. Tratava-se de algo natural. Alguns homens nasciam para serem senhores e outros para serem escravos. A escravidão era uma condição para que a liberdade pudesse ser gozada por um grupo de cidadãos.
Em Atenas não havia uma atividade específica para a escravatura. Um homem livre fazia as mesmas coisas que um escravo. A diferença é que o homem livre trabalhava por sua própria conta e o escravo trabalhava para outro. Todo homem livre desejava escravos para transferir para ele parte de suas atividades cotidianas ou de preferência, todas elas.

O escravo ateniense não possuía nenhum direito, nem político e nem jurídico. Porém, eles não poderiam ser maltratados e quando mortos, os assassinos respondiam por homicídio involuntário (isso não é uma piada, mas um avanço!) Embora fosse um produto, uma mercadoria que se comprava no mercado, o proprietário ao adquiri-lo, aceitava a condição de educar os filhos do escravo em sua casa.
A supressão da liberdade, seja na Antigüidade, seja na contemporaneidade, com suas diferenças e semelhanças, jamais será algo positivo e bom.

Para saber mais sobre a Grécia Antiga:




 

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons