Entendendo Mazzini

Giuseppe Mazzini era o líder da Itália Jovem, que juntamente com o Risorgimento e com os Camisas Vermelhas lutavam para promover a unificação italiana no século XIX. Porém, o grupo de Mazzini formado por intelectuais refletia sobre os problemas da Itália desunida e sobre os benefícios proporcionados pela unidade.

Neste texto, além de Mazzini exaltar os aspectos físicos do país (lugar mais belo da Europa, será?), gloria-se do passado político, artístico e científico do povo italiano. Como não reconhecer as ações políticas do Império Romano ou as contribuições de Maquiavel para a fundamentação do pensamento político moderno muitos séculos depois da existência dos césares? Sobre a arte e a ciência o que dizer então dos renascentistas Michelangelo, Da Vinci, Rafael, Brunelleschi, Botticelli, Galileu Galilei...

Contudo, apesar de todo esse passado glorioso que formou e organizou grande parte do conhecimento que regeria o mundial, a Itália do século XIX estava completamente desorganizada. E Mazzini cita todos os problemas da desunião: "Nós somos desmembrados em oito Estados, independentes um do outro, sem aliança, sem unidade objetiva, sem contatos recíprocos regulares. Oito linhas de alfândega, sem contar os impedimentos que resultam da triste administração interior de cada Estado, dividem nossos interesses materiais, colocam obstáculos em nossos progressos, impedem todo o crescimento manufatureiro, toda a atividade comercial externa. Proibições ou direitos enormes impedem a importação e a exportação".

O aspecto econômico será fundamental para a promoção da unificação italiana. A burguesia de Piemonte e Sardenha estimulará a unificação política para a expansão de seus negócios. As facilidades econômicas trazidas pela unificação também são mencionadas por Mazzini no texto abaixo.

Leia o as palavras de Giuseppe Mazzini

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons