Socialismo utópico

#pracegover: pintura do rosto em perfil de Sair Simon. Seu cabelo é curto e loiro. Seu nariz é bem destacado na imagem.
Este é Saint Simon, um importante socialista utópico francês. O termo socialismo utópico foi criado por Karl Marx. Trata-se de uma crítica feita aos socialistas anteriores a ele. Bom, pelo tamanho do nariz, dá pra pensar que para Marx, os utópicos eram todos mentirosos... Brincadeiras à parte, ao contrário do que muita gente pensa, esta crítica não consistia em dizer que os socialistas utópicos foram assim chamados porque não possuíam ideias concretas. É muito comum ler isso em livros didáticos. Porém, Owen, Fourier, Blanc possuíam ideias bem concretas para melhorar a vida dos trabalhadores.

A critica de Marx aos primeiros socialistas é mais profunda. Segundo o criador do socialismo científico, os utópicos viam os trabalhadores apenas como uma classe sofredora que precisava da ajuda e dos bons sentimentos da burguesia. Para ele, os utópicos pretendiam atenuar as desigualdades sociais por meios pacíficos e não viam nos operários uma classe política portadora de uma força revolucionária.

Outra crítica importante de Marx é que todas as alternativas dos utópicos em prol dos trabalhadores possuíam alcance reduzido, como os falanstérios idealizados por Fourier.

Pesquise o que pensavam os socialistas utópicos e tire suas próprias conclusões. Se Saint-Simon tinha um super nariz, Marx tinha uma super barba...

Veja também
Socialismo Científico

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons