Primeira Guerra Mundial: Trégua para uma pelada

Créditos da imagem: ThoughtCo

Coisas surpreendentes acontecem a todo momento. Durante a Primeira Guerra Mundial soldados inimigos fizeram uma trégua para jogar futebol!!!

Ingleses e alemães já cansados da guerra e de viver em condições terríveis nas trincheiras, por algumas horas se tornaram irmãos: trocaram alimentos, dançaram e até fizeram uma pelada.

Esta é uma daquelas histórias difíceis de se acreditar. Tudo aconteceu no dia de Natal em 1914. Os alemães começaram a cantar hinos religiosos e tradicionais para comemorar o nascimento de Jesus. Os ingleses responderam da mesma forma. Quando cessaram as músicas, um soldado alemão saiu desarmado da sua trincheira e se dirigiu ao "inimigo" para desejar Feliz Natal. Esta atitude encorajou muitos outros soldados que fizeram a mesma coisa. Mesmo sem saber a língua do inimigo se comunicavam com gestos e dividiam cigarros, bebidas, mostravam fotos da família de uma forma tão descontraída que nem parecia guerra. E assim ficaram toda a noite e o dia seguinte.

Quando os comandantes e generais souberam da notícia temeram que um clima de paz se espalhasse entre todos os soldados em outros campos de batalha e ordenaram que o combate se reiniciasse imediatamente. A ordem foi cumprida, mas ninguém mirava no alvo. Aqueles soldados haviam se tornado amigos e não conseguiam mais se matar. Só tempos depois, com a substituição de parte das tropas, a guerra recomeçou.
Leia também

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons