Uma batalha memorável


No ano de 378 de nossa era, uma terrível batalha aconteceu. De um lado os visigodos. Do outro lado os romanos. Cenário do combate: a cidade de Andrinopla (atual Edirne, Turquia-foto).

Tudo começou quando os romanos passaram a explorar e a oprimir os visigodos que viviam na região da Mésia (atual Bulgária). Na verdade, os romanos romperam um acordo anterior que consistia em oferecer terras aos visigodos em troca de obediência às leis romanas.

Diante desta revolta, o imperador Valente resolveu atacá-los no dia 9 de agosto. Foi um desastre... todo o exército romano foi aniquilado, inclusive os generais.

Segundo o relato do historiador godo Jordanes que viveu na século VI os abusos e traições dos chefes romanos provocaram a revolta. O imperador Valente morreu nesta batalha de uma forma nada honrosa. Disse Jordanes:
"O próprio imperador ficou ferido e fugiu para uma herdade perto de Andrinopla. Os visigodos não sabendo que um imperador estava escondido numa tão pobre cabana, lançaram-lhe fogo (como é habitual proceder com um inimigo cruel), e assim ele foi queimado em esplendor real".
Alguns historiadores dizem que a Batalha de Andrinopla representou um avanço nas táticas de combate. A vitória dos visigodos foi assegurada por um ataque da cavalaria pelos flancos. Ou seja, foi o momento em que a cavalaria se sobrepôs à infantaria num campo de batalha. Até então, os cavalos não eram utilizados dessa forma pelos exércitos. Porém, esta é uma questão controvertida.

Andrinopla não foi a primeira derrota dos romanos. Porém, foi primeira grande humilhação ante os bárbaros.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons