11 de setembro: onde você estava?


Créditos da imagem Toronto Star

Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. 10h. Aula de Arqueologia Americana. Tudo para um dia normal de um estudante em fim de graduação.

De repente, entra a professora euforica e um pouco assustada: "Aviões caíram em Nova York. Os Estados Unidos estão sofrendo um atentado terrorista sem precedentes!!!" Exagero é claro... Depois, às 13h, já no trabalho (Instituto de Estudos Brasileiros), encontrei a TV ligada (nunca isso acontecia) e todos ao redor dela. Então, vi as imagens dos aviões se chocando com as torres gêmeas.

O espanto era geral... Pensei até numa Terceira Guerra Mundial! Tive medo com o que poderia acontecer com o mundo. A grande potência entraria em ação sem o menor pudor de mostrar a sua superioridade militar e de tratar o resto do planeta como um terreno baldio.

Não concordei com alguns colegas que se alegraram, fibraram com a tragédia. Eu só pensei nos mortos, americanos ou não, que não tinham absolutamente nada a ver com a atuação agressiva dos Estados Unidos no mundo...

Bom, esse acontecimento mudou a História. Mas ainda é cedo para compreendermos suas implicações. Deixe aqui suas lembranças sobre o 11 se setembro.

Postagens mais visitadas deste blog

História em debate: Anarquismo

O calendário da Revolução Francesa

O povo e a ralé em Hannah Arendt

As obrigações do vassalo

Assine a nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Style Social Media Buttons